PRODUÇÃO DE BIOGÁS UTILIZANDO DEJETOS DE VACAS LEITEIRAS – UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Resumo
Resumo: As atividades desenvolvidas na produção de leite, se não forem bem manejadas, podem interferir no equilíbrio ambiental e, pode-se afirmar que os impactos ambientais são visíveis, pois, a quantidade descomunal de dejetos produzidos pelas vacas leiteiras é quase sempre lançada, sem tratamento, na terra e na água. Dessa forma, objetivou com esta revisão, abordar a produção de biogás com o uso de dejetos da exploração leiteira, bem, como alternativa viável para redução dos impactos ambientais desta atividade. Nesse sentido, a implantação de técnicas voltadas para a minimização de impactos ambientais através de utilização de biodigestores no meio rural merece destaque. O biodigestor é uma câmara fechada onde é colocado a biomassa, em solução aquosa, onde sofre decomposição gerando o biogás. O biogás é um combustível gasoso com um conteúdo energético elevado semelhante ao gás natural. O principal componente do biogás é o gás metano, que é incolor e altamente combustível, e não produz fuligem. Em síntese, a geração de biogás produz inúmeras vantagens, principalmente em relação ao meio ambiente, transformando dejetos de bovinos causadores de poluição em energia útil gerada pela utilização de biodigestores.Palavras-chaves: bovino leiteiro, impactos ambientais, resíduo animalDownloads
Publicado
19.09.2018
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.