APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) PARA REDUÇÃO DAS PERDAS DE PRODUTO ACABADO NA LINHA DE EMPACOTAMENTO EM UMA FÁBRICA DE BATATA FRITA
Resumo
As empresas do ramo alimentício necessitam de processos cada vez mais eficientes para que possam competir com as multinacionais e se manter no mercado. Este trabalho apresenta um estudo de caso elaborado em uma fábrica de batata frita situada no Município de Castro, e tem como objetivo aplicar o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) na linha de empacotamento. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas as ferramentas da qualidade: gráfico de pareto, brainstorming, diagrama de Ishikawa, teste de hipóteses, teste dos porquês, 5w2h, as quais fazem parte e auxiliam o método de solução de problemas. Em seguida, o estudo de caso foi apresentado através do detalhamento do método utilizado e da descrição de como as suas etapas foram aplicadas no processo. Ao final do estudo alcançou-se uma redução de aproximadamente 78% de perdas de batata, quando comparadas aos primeiros valores de perdas levantados em 30 dias de monitoramento e aos últimos 30 dias após a conclusão do trabalho.Referências
CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 8. ed. Nova Lima, 2004.
CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade Teoria e Casos. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, ABEPRO, 2012.
GOESE, I. B.; BRAGATO, L. L. V.; PEREIRA, N. N. Padronização dos processos: Uma ferramenta gerencial. Faculdade Capixaba de Nova Venécia, 1999.
IMAI, M. Kaizen a estratégia para o sucesso competitivo. São Paulo: IMAM, 1992.
MARTINS, G. B. H. Práticas Limpas Aplicadas às Indústrias Têxteis de Santa Cataria. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, 1997.
MATSUBARA, E. N. Condição higiênico sanitária de meias-carcaças de suínos após o abate e depois do resfriamento e análise da utilização de Lista de Verificação para avaliar boas práticas no abate de suínos. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) – Universidade de São Paulo, 2005.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia e Planejamento. São Paulo: Atlas, 1996.
MONTGOMERY, D.C. Introduction to statistical quality control. New York: John Wiley, 1985.
PAGANO, R. A. Uma sistemática para a implementação da Qualidade Total na indústria de manufatura. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.
PALADINI, E.P. Gestão da qualidade: a nova dimensão da gerência de produção. Trabalho apresentado à UFSC como parte dos requisitos de concurso de professor titular na área de gerência de produção. 1996.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TOLEDO, J. C. Gestão da Qualidade na agroindústria. In: BATALHA, M.O. (org). Gestão Agroindustrial. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
TOLEDO, J. C.; BORRÁS, A. A. B.; MERGULHÃO, R. C.; MENDES, G. H.S. Qualidade: Gestão e Métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
VOSS, C. et al. Case Research in Operations Management. International Journal of Operations and Production Management, v. 22, n. 2, p. 195-219, 2002.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookmam, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.