ESTUDO DE CASO DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) EM PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CASTRO-PR
Resumo
O CAR é o registro público eletrônico dos imóveis rurais, o qual o objetivo é integrar as informações ambientais, de forma georreferenciada, das propriedades e posses rurais, para fins de controle, planejamento ambiental e combate ao desmatamento. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar a elaboração do Cadastro Ambiental Rural em propriedades rurais na região de Castro-PR. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa. A propriedade “A” possui uma área de mata nativa totalizando 2,39 ha de APP e 1,07 ha de remanescente de vegetação nativa. Verificou-se uma nascente a qual não está em conformidade com o código florestal. Pode-se constatar, que essa propriedade não atingiu os 20% exigidos por lei, o qual aderiu ao PRA. Nessa propriedade também foram encontradas dificuldades no momento de transferência da imagem para o programa do CAR que ocorreu deslocamento do polígono. O croqui não foi possível fazer diretamente no programa do CAR devido à má qualidade da imagem. Uma outra dificuldade foi a falta de alguns documentos exigidos na hora do cadastro. A propriedade “B” também se enquadrada como pequena propriedade rural. Totaliza 6,60 de área consolidada, um fragmento de mata nativa totalizando 0,54 ha de APP e 1,68 ha de remanescente de vegetação nativa. Essa propriedade atingiu os 20% exigidos por lei. As dificuldades encontradas nessa propriedade foram: no caminhamento da área que era de difícil relevo acidentado. Devido a imagem de péssima resolução do Google Earth Pro, precisou ser feito croqui com GPS no local da propriedade. A documentação estava tudo em ordem e o cadastro foi entregue no prazo estipulado. Com esse estudo de caso conclui-se que a implementação do CAR deve de fato garantir às futuras gerações, o direito ao meio ambiente saudável.Downloads
Publicado
06.09.2017
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.