ELABORAÇÃO DA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS PARA A ÁREA DE ABASTECIMENTO DE UM POSTO REVENDEDOR DE COMBUSTÍVEIS

Autores

  • Otavio Henrique da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • João Karlos Locastro Universidade Estadual de Maringá
  • Murilo Keith Umada Universidade Estadual de Maringá
  • Paula Polastri Universidade Estadual de Maringá
  • Generoso De Angelis Neto Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Com o aumento da importância dos comércios varejistas de combustíveis para as cidades, principalmente em relação à mobilidade urbana, haja vista o aumento da frota veicular brasileira, chama-se atenção para a questão dos riscos ocupacionais relacionados às atividades inerentes ao funcionamento destes empreendimentos. Neste prisma, este estudo teve por objetivo elaborar uma Análise Preliminar de Riscos (APR) na área de abastecimento de um posto revendedor de combustíveis. Para isso foram realizados levantamentos em um estabelecimento de Maringá, Paraná, de modo a verificar quais são os riscos ocupacionais existentes para as funções exercidas pelos trabalhadores, características destes riscos, como causas, origem e categoria, e medidas de controle existentes. Com base em normativas aplicáveis, sugeriu-se novos procedimentos para o aumento da segurança no ambiente de trabalho. Foram diagnosticados 14 riscos ocupacionais distintos com 18 consequências indesejáveis. Dentre os riscos averiguados, destaca-se o risco da exalação de vapores de combustíveis durante o abastecimento, o que pode vir a causar problemas para a saúde dos trabalhadores e eventuais explosões. Foram sugeridas novas medidas de controle, como a utilização de outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s), a introdução de práticas de ginástica laboral na rotina da empresa, procedimento que visa o controle dos riscos ergonômicos, bem como a elaboração de um Plano de Contingência.

Biografia do Autor

Otavio Henrique da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013) e em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (2016), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2016), Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2017), Doutorando em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos.

João Karlos Locastro, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá.

Murilo Keith Umada, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá.

Paula Polastri, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá.

Generoso De Angelis Neto, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Titular em Construção Civil - Gestão de Resíduos da Construção Civil do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá, Membro do Conselho Editorial dos periódicos Journal of Urban and Environmental Engineering e Acta Scientiarum. Atua na área de Engenharia Urbana, principalmente com os seguintes temas: planejamento ambiental de áreas urbanas, gestão de resíduos sólidos e recuperação de áreas urbanas degradadas.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 10.004: Resíduos Sólidos - Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

______. NBR 12.235: Armazenamento de resíduos sólidos perigosos - Procedimento. Rio de Janeiro, 1992.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 15 - Atividades e Operações Insalubres. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 16 - Atividades e Operações Perigosas. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 17 - Ergonomia. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 19 - Explosivos. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 23 - Proteção Contra Incêndios. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Ministério do Trabalho e Emprego. NR 26 - Sinalização de Segurança. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 1978.

______ Decreto-Lei N.º 5.452 de 1 de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 ago. 1943.

______ Portaria Nº 3.214, de 08 de junho de 1978. Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 jul. 1978.

______ Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994. Aprova o novo texto da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 1994.

CAMACHO, E. N. Uma Proposta de Metodologia para Análise Quantitativa de Riscos Ambientais. 2004. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Urbana) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

D'ALASCIO, R. G.; MENEGALI, M.; BORNELLI, A. S.; MAGAJEWSKI, F. Sintomas relacionados à exposição ocupacional ao benzeno e hábitos ocupacionais em trabalhadores de postos de revenda de combustíveis a varejo na região sul de Santa Catarina. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 12, n. 1, p. 9-21, 2014.

DEFESA CIVIL – SC. Plano de Contingência, 2013. Disponível em: <http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php/gestao-de-risco-2013/plano-de-contigencia-2013.html> Acesso em 05 jun. 2017.

EMPRESA DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÕES DA PREVIDÊNCIA – DATAPREV. Acidentes do trabalho por UF e CNAE, 2016. Disponível em: <http://www3.dataprev.gov.br/aeat/> Acesso em 05 jun. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Frota Maringá - PR, 2015. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/grafico_cidades.php?lang=& codmun=411520&idtema=153&search=parana|maringa|frota-2015> Acesso em 05 jun. 2017.

______ IBGE Cidades, Maringá - PR, 2010. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun= 411520> Acesso em 05 jun. 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA - INMET. Estação Maringá - PR, 2016. Disponível em: < http://www.inmet.gov.br/sim/gera_graficos.php> Acesso em 05 jun. 2017.

JARDIM, F. H. C. Análise dos riscos ambientais em posto de revenda de combustíveis. Colloquium Exactarum, v. 4, p.124-131, 2012.

MARINGÁ. Mapa de diretrizes de arruamento. Prefeitura Municipal - Secretaria de Planejamento, 2010.

VASCONCELOS, S. C. S.; SANTOS, J. R. S.; SOARES, M. A. F.; SANTOS, M. B. G.; Análise de saúde e segurança do trabalho em postos revendedores de combustíveis no município de Campina Grande-PB. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.

VIANA, M. G. P.; ALVES, C. S.; JERÔNIMO, C. E. M. Análise preliminar de riscos na atividade de acabamento e revestimento externo de um edifício. Revista Monografias Ambientais, v. 14, n. 3, p. 3289-3298, 2014.

Downloads

Publicado

30.10.2017

Edição

Seção

Artigos Científicos