A UTILIZAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM HABITAÇÃO UNIFAMILIAR DE BAIXA RENDA
Resumo
A utilização de água da chuva não é uma prática recente. Com a falta de água e a crescente busca por práticas sustentáveis em todas as atividades humanas, seu aproveitamento mostra-se como uma forte tendência em edificações. A água pode ser utilizada para fins não potáveis, dessa forma preservando as águas tratadas para fins mais nobres, reduzindo o tempo do ciclo da água, além do risco de enchentes. O objetivo deste trabalho é apresentar soluções para o aproveitamento pluvial de fácil instalação para edificações habitacionais de população de baixa renda na cidade de Castro-PR.Referências
ANNECCHINI, Karla P. V. Aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis na cidade de Vitória – ES. 2005. 150 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espirito Santo. Vitória, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de Chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos. Rio de Janeiro, outubro de 2007, 8 p.
BERTOLO, Elizabete J. P. Aproveitamento da água da chuva em edificações. 2006. 174 p. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Porto, 2006.
DORNELLES, Fernando. Aproveitamento de água de chuva no meio urbano e seu efeito na drenagem pluvial. 2012. 219 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.
JABUR, Andrea Sartori; BENETTI, Heloiza Piassa; SILIPRANDI, Elizangela Marcelo. Aproveitamento da água pluvial para fins não potáveis. In: VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. 2011. Disponível em <http://www.inovarse.org/sites/default/files/T11_0353_2014.pdf>. Acesso em 19 jun. 2017
KOENIG, K. Rainwater harvesting: public need or private pleasure? Water 21, London: IWA, feb, p. 56-58, 2003.
MACINTYRE, Archibald Joseph. Manual de Instalações hidráulicas e sanitárias. 1a edição. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
MAY, Simone. Estudo da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. 2004. 159 p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 2004.
SILVEIRA, Bruna Q. Reuso da água pluvial em edificações residenciais. 2008. 44 p. Monografia (Especialização) – Departamento de Engenharia de Mateiriais e Construção Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.