DETERMINAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE ESCLEROMÉTRICO E A RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO SIMPLES DE CONCRETOS PRODUZIDOS COM AGREGADOS DA REGIÃO DE MARINGÁ

Autores

  • Vladimir José Ferrari UEM Departamento de engenharia civil

Resumo

Através de resultados de esclerometria é possível estimar as propriedades mecânicas do concreto de uma estrutura existente. Para tanto é necessária a utilização de curvas de correlação que sejam confiáveis, efetuada com materiais locais como prescreve a ABNT NBR 7584 (2012). Na prática da engenharia, o que ocorre é que os profissionais fazem uso dos gráficos fornecidos pelos fabricantes do aparelho esclerométrico. No entanto, esses gráficos não correspondem ao concreto em análise e referem-se geralmente a concretos produzidos em outros países, com materiais totalmente diferentes dos agregados aqui utilizados. Essa prática, portanto incorre em erro na estimativa da resistência do concreto da estrutura em análise. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral estabelecer uma curva de correlação entre o índice esclerométrico (IE) e a resistência à compressão do concreto (fc) que possa ser aplicada na região metropolitana de Maringá. Para tanto, foram reproduzidos em laboratório três composições de concretos, contendo os mesmos materiais e variando-se somente a relação a/c de cada mistura. Os corpos de prova cilíndricos (150 mm x 300 mm) foram submetidos aos ensaios de esclerometria e de compressão simples em idades variando-se de 7 a 56 dias. Os resultados obtidos mostraram que foi possível obter uma curva de correlação confiável a partir do agrupamento dos dados obtidos com os três tipos de misturas de concreto que foram estudadas.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 12655. Concreto – Preparo, controle e recebimento. Rio de Janeiro, 1996.

______. ABNT NBR 5738: Moldagem e cura de corpos de prova de concreto cilíndricos ou prismáticos. Rio de Janeiro, 2003.

______. ABNT NBR 5739: ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos de concreto. Rio de Janeiro, 2007.

______. ABNT NBR 6467 – Agregados – determinação do inchamento de agregado miúdo – Método de ensaio, 2006.

______. ABNT NBR 7584: Concreto endurecido: avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão. Rio de Janeiro, 2012.

______. ABNT NBR 9776 Agregados - Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman, 1987.

______. ABNT NM 248 – Agregados – Determinação da composição granulométrica, 2003.

______. ABNT NM 53 - Agregado Graúdo - Determinação de Massa Especifica, Massa Especifica Aparente e Absorção de Agua, 2003.

______. NBR NM 45: Agregados – Determinação da massa unitária e do volume de vazios, 2006.

______. NBR NM 67 - Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, 1996.

ASSUNÇÃO, J. W. Curvas de Dosagem para concretos convencionais e aditivados, confeccionados com materiais da região noroeste do Paraná. 2002. 254f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

CARNEIRO, F. L. L. B.; SURUAGY, H. C.; CORRÊA, J. B. S.; ACIOLI, J. L.; CAMPELLO, M. L. C.; VILAVERDE, M. J. R.; BRAGA, N; C.; BARROSO, N. M. Manual de construção de obras de arte especiais, Rio de Janeiro 1975. Disponível em: <http://aquarius.ime.eb.br/~webde2/prof/ethomaz/lobocarneiro/manual_dnit.pdf> Acesso em: 15 de jun. 2016.

EVANGELISTA, A. C. J. Avaliação da resistência do concreto usando diferentes ensaios não destrutivos. 2002. 239f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

LOPES, Y. D. Estimativa da resistência do concreto à compressão por meio de ensaios não destrutivos: estudos de caso. 2016. 172f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

MACHADO, M. D.; SHEHATA, L. C. D.; SHEHATA, I. A. E. M. Curvas de Correlação para Caracterizar Concretos Usados no Rio de Janeiro por Meio de Ensaios Não-Destrutivos. Revista Ibracon de Estruturas e Materiais. Volume 2, n. 2 (junho, 2009) p. 100 - 123 • ISSN 1983-4195.

SOARES, R. C.; ALBUQUERQUE, A. C. Curva de correlação entre o índice esclerométrico médio e resistência à compressão simples de concretos produzidos com agregados naturais da região de Cuiabá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 56, 2014, Natal – Rio Grande do Norte. Anais... Natal: IBRACON, 2014. 12 p.

Downloads

Publicado

04.12.2017

Edição

Seção

Artigos Científicos