A AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS URBANOS NA ENGENHARIA: MÉTODO COMPARATIVO DIRETO DE DADOS DO MERCADO
Resumo
Um profissional de engenharia conclui sua graduação com um grande número de áreas em que pode atuar: estruturas, geologia e transportes, saneamento, hidrologia. Além destas, ainda existem diversas áreas a serem estudadas. Porém, com o aumento crescente do mercado imobiliário o estudo das avaliações, suas normas e regras, tornou-se imperativo aos profissionais de engenharia que se especializem nesta ciência. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo apresentar o Método Comparativo Direto de Dados do Mercado, hoje em dia, o mais utilizado por Engenheiros Avaliadores.Referências
ABUNAHMAN, Sérgio Antonio. Engenharia Legal e de Avaliações. 4. ed. São Paulo: PINI, 2008.
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA. Manual de Fiscalização de Engenharia de Avaliações. Curitiba, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS. Norma de Inspeção Imobiliária. IBAPE/SP, 2002.
JULIANO, Rui. Manual de Perícias. 2. ed. Rio Grande: 2006. 602 p.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.