ANÁLISE DE CUSTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS IN LOCO: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Eduardo Werneck Senger Universidade Federal do Paraná
  • Claudio Cesar Wajdowicz Universidade Federal do Paraná
  • Adriana de Paula Lacerda Santos Universidade Federal do Paraná
  • Rogério Lemos Universidade Federal do Paraná

Resumo

O orçamento de uma obra é um dos principais fatores para o sucesso de um contrato. No entanto, ocorre com frequência a falta de interação entre o setor de orçamento e obra, comprometendo o controle de custos. O presente artigo apresenta um estudo de caso voltado para o controle de custos durante a construção de banheiros para um galpão industrial no estado do Paraná. O estudo visa compreender e analisar os fatores divergentes entre o orçamento e execução de três módulos sanitários, fornecendo estruturas comparativas para sistemas de industrialização. A comparação entre custos previstos e realizados foi efetuada com base em quatro parâmetros: (1) curva ABC previsto versus realizado; (2) comparativo financeiro total do empreendimento conforme classificações de insumos; (3) histograma da obra; (4) informações qualitativas. Constatou-se, ao analisar os custos produtivos para a construção dos banheiros de forma isolada, que premissas orçamentárias usuais para edificações precisam ser adaptadas em função da complexidade e densidade de serviços intrínsecos a este tipo de obra. 

Biografia do Autor

Eduardo Werneck Senger, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Civil (UFPR), MBA em Gestão de Obras de Edificações (SENAI), Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC), Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Claudio Cesar Wajdowicz, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Civil (UFPR), Especialista em Patologia nas Obras Civis (IDD), Mestre em Engenharia de Construção Civil (PPGECC), Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Adriana de Paula Lacerda Santos, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Civil, Dr. em Engenharia Civil (UFSC), Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC), Universidade Federal do Paraná (UFPR),.

Rogério Lemos, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Civil (UFPR), Técnico em Edificações (UTFPR).

Referências

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Orientações para elaboração de planilhas orçamentárias de obras públicas. Brasília: TCU, 2014. 145 p.

Disponível em: <https://www.cegef.ufg.br/up/124/o/Orienta%C3%A7%C3%B5es_sobre_obras_p%C3%BAblicas.PDF>

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. SINAPI: metodologias e conceitos: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Brasília: CAIXA, 2017. 169 p.

Disponível em: < http://www.caixa.gov.br/Downloads/sinapi-manual-de-metodologias-e-conceitos/Livro_SINAPI_Metodologias_e_Conceitos_Versao_Digital_2a_Edicao.pdf>

FLORES, B. E.; WHYBARK, D. C. Multiple Criteria ABC Analysis, International Journal of Operations & Production Management, v. 6, n. 3, p.38-46, 1986.

Disponível em: < http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/eb054765>

GIBB, A. G. F.; ISACK, F. Re-engineering through pre- assembly: client expectations and drivers. Building Research and Information, v. 31, n. 2, p. 146-160. 2003.

Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09613210302000>

LIMMER, C. V. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

MATTOS, A. D. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos, 1. ed. São Paulo: Pini, 2006.

MATTOS, A. D. Planejamento e controle de obras, 1. ed. São Paulo: Pini, 2010.

PARETO, V. Manual of Political Economy, English Translation, A. M. Kelley, New York, 1971.

PARGA, P. Cálculo do preço de venda na construção civil, 1. ed. São Paulo: Pini, 2003.

SANDERS, R. The Pareto Principle: its use and abuse, Journal of Services Marketing, v. 1, n. 2, p. 37-40, 1987.

Disponível em: < http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/eb024706>

SINDUSCON-PR. Tabelas de Encargos Sociais. Disponível em: <http://sindusconpr.com.br/tabela-de-encargos-sociais-folha-de-salarios-400-p>. Acessado em: 05/09/2016.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação - 4a edição. Portal, p. 138p, 2005.

VOKES, C.; BRENNAN, J. Technology and Skills in the Construction Industry. Reino Unido: Commission for Employment and Skills, 2013. 101 p. Relatório técnico.

Disponível em: < http://dera.ioe.ac.uk/18470/7/evidence-report-74-technology-skills-construction_Redacted.pdf>

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

18.12.2017

Edição

Seção

Artigos Científicos