ANÁLISE DE CUSTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS IN LOCO: ESTUDO DE CASO
Resumo
O orçamento de uma obra é um dos principais fatores para o sucesso de um contrato. No entanto, ocorre com frequência a falta de interação entre o setor de orçamento e obra, comprometendo o controle de custos. O presente artigo apresenta um estudo de caso voltado para o controle de custos durante a construção de banheiros para um galpão industrial no estado do Paraná. O estudo visa compreender e analisar os fatores divergentes entre o orçamento e execução de três módulos sanitários, fornecendo estruturas comparativas para sistemas de industrialização. A comparação entre custos previstos e realizados foi efetuada com base em quatro parâmetros: (1) curva ABC previsto versus realizado; (2) comparativo financeiro total do empreendimento conforme classificações de insumos; (3) histograma da obra; (4) informações qualitativas. Constatou-se, ao analisar os custos produtivos para a construção dos banheiros de forma isolada, que premissas orçamentárias usuais para edificações precisam ser adaptadas em função da complexidade e densidade de serviços intrínsecos a este tipo de obra.Referências
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Orientações para elaboração de planilhas orçamentárias de obras públicas. Brasília: TCU, 2014. 145 p.
Disponível em: <https://www.cegef.ufg.br/up/124/o/Orienta%C3%A7%C3%B5es_sobre_obras_p%C3%BAblicas.PDF>
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. SINAPI: metodologias e conceitos: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Brasília: CAIXA, 2017. 169 p.
Disponível em: < http://www.caixa.gov.br/Downloads/sinapi-manual-de-metodologias-e-conceitos/Livro_SINAPI_Metodologias_e_Conceitos_Versao_Digital_2a_Edicao.pdf>
FLORES, B. E.; WHYBARK, D. C. Multiple Criteria ABC Analysis, International Journal of Operations & Production Management, v. 6, n. 3, p.38-46, 1986.
Disponível em: < http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/eb054765>
GIBB, A. G. F.; ISACK, F. Re-engineering through pre- assembly: client expectations and drivers. Building Research and Information, v. 31, n. 2, p. 146-160. 2003.
Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09613210302000>
LIMMER, C. V. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
MATTOS, A. D. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos, 1. ed. São Paulo: Pini, 2006.
MATTOS, A. D. Planejamento e controle de obras, 1. ed. São Paulo: Pini, 2010.
PARETO, V. Manual of Political Economy, English Translation, A. M. Kelley, New York, 1971.
PARGA, P. Cálculo do preço de venda na construção civil, 1. ed. São Paulo: Pini, 2003.
SANDERS, R. The Pareto Principle: its use and abuse, Journal of Services Marketing, v. 1, n. 2, p. 37-40, 1987.
Disponível em: < http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/eb024706>
SINDUSCON-PR. Tabelas de Encargos Sociais. Disponível em: <http://sindusconpr.com.br/tabela-de-encargos-sociais-folha-de-salarios-400-p>. Acessado em: 05/09/2016.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação - 4a edição. Portal, p. 138p, 2005.
VOKES, C.; BRENNAN, J. Technology and Skills in the Construction Industry. Reino Unido: Commission for Employment and Skills, 2013. 101 p. Relatório técnico.
Disponível em: < http://dera.ioe.ac.uk/18470/7/evidence-report-74-technology-skills-construction_Redacted.pdf>
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.