A TECNOLOGIA NO CAMPO E A GESTÃO EFETIVA DO AGRONEGÓCIO
Resumo
O setor do agronegócio vive uma era de muitos desafios para que se consiga atender a demanda crescente de população que chegará ao ano de 2050 a atingir nove bilhões de pessoas. Com isso, é fundamental que os produtores tenham acesso às ferramentas tecnológicas que os permitam tornar o empreendimento competitivo, destacando-se a tecnologia da Informação como uma das ferramentas de gestão administrativas que o agronegócio da pecuária de corte tem incorporado em suas atividades. Conhecida no meio rural como agro informática, compreende uma variedade de sistemas, programas e portais sobre o agronegócio. Assim, tendo em vista a importância da tecnologia no campo, este trabalho busca fornecer conhecimentos sobre as transformações tecnológicas ocorridas nas organizações rurais. O objetivo geral dessa pesquisa é identificar e caracterizar a tecnologia existente no campo como fator de desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio. Como objetivos específicos analisar os fatores que influenciam a adoção da tecnologia nas organizações rurais; fornecer uma visão atualizada do uso da tecnologia do campo para aumentar a competitividade do setor. Concluiu-se que a tecnologia para a produção de melhorias em empresas pecuaristas é importante ao fornecer informações para o aprimoramento de técnicas de aumento do rebanho.Referências
ALBANO, C.S. Problemas e ações na adoção de novas tecnologias de informação: um estudo em cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS: PPGA/UFRGS, 2001. Dissertação de Mestrado.
BATALHA, M. O; (Org.), et al. Gestão Agroindustrial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
BORTH, Marcelo Rafael. et. Al., A Visão Computacional no Agronegócio: Aplicações e Direcionamentos Artigo Completo. 2. Seminário internacional de integração e desenvolvimento regional. Ponta Porã, 2014.
CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São CARLUCCI, Nivaldo. Entrevista publicada no jornal O Estado de São Paulo em 11/03/2002.
CARLI, Sheila de. A contribuição do agronegócio no Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2010. Trabalho Final de Curso. Ciências Econômicas. Faculdade Horizontina (FAHOR).Horizontina, 2014.
CORREA, Priscilla Braga Pinheiro. Estimativa da massa corporal de bovinos por meio de sensor de profundidade Kinect®. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, 2015.
DERAMOND, Georges Guillaume Jean Eduardo Proffit. A influência de barreiras não tarifárias na exportação de carne bovina pelos frigoríficos brasileiros. SIMPOI, 2012. Disponível em: http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2012/artigos/E2012_T00180_PCN22654.pdf. Acesso: outubro de 2017.
GIMENEZ, Carolina M. Identificação biométrica de bovinos utilizando imagens do espelho nasal. Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e engenharia de alimentos. Pirassununga. Tese. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Universidade de São Paulo. Zootecnia. Concentração de Qualidade e Produtividade Animal. 2015.
JORGE, Daniel Manzano. ANÁLISE DE SOFTWARES DE GESTÃO DA PECUÁRIA DE CORTE. Sober. 2010. Disponível em: http://www.sober.org.br/palestra/15/772.pdf. Acesso: outubro de 2017.
PEREIRA, Antônio Roberto. Inovações tecnológicas da gestão da informação no agronegócio. Unisalesiano, Lins, SP. 2009.
RODRIGUES LUIZ, Cristiane. A Tecnologia no Agronegócio. FEMA: Fundação Educacional do Município de Assis – Assis. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis. 2013.
SANTOS, Sidney dos. Sistemas de informações gerenciais no agronegócio: estudo de caso de aplicação de software em Administração Rural pelos Produtores de Grãos do Município de Rio Verde-GO. Dissertação: Mestrado Profissional em Administração, Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo-FPL, Pedro Leopoldo, 2012.
SUZUKI JUNIOR, Julio Takeshi. Agronegócio Paranaense: movimentos recentes e importância no âmbito nacional. Nota Técnica Ipardes, Curitiba, 2010.
TWARDOWSKI, Cristiano. Et. al., Representatividade de Santa Catarina no agronegócio brasileiro: série história, 2005 a 2015. VI MCT. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.