BIOATIVADORES NA CULTURA DO MILHO
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o bioativador Penergetic K e P (produto à base de argila bentonítica) na cultura do milho híbrido Riber 9110 PRO para avaliar o tamanho de espigas, peso de 1000 grãos e produção final. O experimento foi conduzido na cidade de Corbélia – PR. O delineamento foi feito com blocos lineares casualizados, compostos por quatro tratamentos e cinco repetições: Tratamento 1- testemunha sem penergetic; Tratamento 2 – penergetic k; Tratamento 3 – Penergetic P; Tratamento 4 – Penergetic P + K. Na adubação de base foram utilizados 400 kg ha -1 do adubo 10 – 15 – 15. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas com o teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa Assistat versão beta 7.7. Foi observado que a testemunha foi mais produtiva, obteve maior tamanho de espigas e maior peso de 1.000 grãos, em comparação com os demais tratamentos com K, P e K+P onde apresentaram respectivo decréscimo em todos os itens avaliados.Referências
DUARTE, J. de O. Importância econômica. Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG. Sistema de Produção, 2004.
EMBRAPA: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Economia da produção. Sete Lagoas, MG: Embrapa Milho e Sogo, 2014. Disponível em: <http://www.cnpms. embrapa.br/publicacoes/milho_6_ed/economia. htm>. Acesso em: 15 jan. 2014.
EMBRAPA: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Fertilidade dos solos, adubação e nutrição do milho. Disponível em:<http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/fontesHT
ML/Milho/cultivodoMilho/eraduba.htm>. Acesso em 28 abr. 2014.
MAPA, ministério da agricultura. Projeções do Agronegócio. Disponível em: Acesso em 28 abr. 2014.
PENERGETIC. Bioativação do sistema solo-planta, 2014. Disponível em: <http://www.penergetic.com.br/c/5/bioativacao/> Acesso em: 18 abr. 2014.
SANTOS, P, R. Desempenho de genótipos de milho submetidos a dois tipos de adubação no município de rio largo alagoas. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ceca/graduação/agronomia/arquivos/tcc-2011/PAULORICARDODOS SANTOS.pdf.> Acesso em: 28 ar. 2014.
SEAB, Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Nota técnica. Disponível em:
<http://terradedireitos.org.br/wp-content/uploads/2011/03/SEAB-_-NOTA-%C3%89CNIC
A.pdf> Acesso em: 20 abr. 2014.
USP, Universidade de São Paulo. Bioativador estimula produção de hormônios responsáveis pelo crescimento da soja. <http://www.usp.br/agen/bols/2006 /rede1907.htm> Acesso em: 15 mar. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.