USO DE METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: SALA DE AULA INVERTIDA COM AVALIAÇÃO POR MEIO DE JOGO

Autores

  • Leana Carolina Ferreira

Resumo

O cenário de facilidade de processamento e comunicação das informações trouxe abundância quantitativa de informações (BEUREN, 1998; SOUZA et al., 2006), o que impacta, dentre outros setores, a educação, que busca novos métodos de ensino-aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o uso de metodologia ativa de ensino-aprendizagem no ensino superior: sala de aula invertida com avaliação em sala por meio de jogo. A sala de aula invertida se refere a fazer extraclasse o que era feito em sala, e, em sala, o trabalho de resolver problemas que era feito extraclasse (BERGMANN; SAMS, 2012; LAGE; PLATT; TREGLIA, 2000). A avaliação por meio de jogo se pautou no uso de elementos de diversão aplicados em situações do mundo real tornando a interação lúdica (CHOW, ca. 2017; DETERDING et al. 2011). Foi desenvolvida pesquisa experimental (aplicação de novo método em contexto conhecido) e estudo de caso (disciplina de sistema de esgotamento sanitário no curso de Engenharia Civil). Foram comparados os resultados obtidos em dois semestres com ensino por aula expositiva dialogada, com três semestres com o novo método. Os resultados auferidos mostraram redução de 26% dos estudantes em prova final; desses, houve 7% menos reprovação; e 14% de redução de desistências e reprovações diretas. A conclusão é que o aproveitamento da disciplina foi melhor, pois os índices de aprovações subiram. A avaliação lúdica do estudo prévio a aula se mostrou motivacional, nas aulas posteriores a avaliação os estudantes apresentaram entendimento e domínio da teoria, facilitando a resolução de problemas.

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Publicado

19.09.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos