ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DOS MOVIMENTOS DE ENCOSTA NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, SP COM BASE NA ANÁLISE HISTÓRICA

Autores

  • Cahio Guimarães Seabra Eiras Mestre em Geotecnia – Universidade de São Paulo
  • Oswaldo Augusto Filho Professor Associado – Universidade de São Paulo
  • Paulo Sérgio da Silva Júnior Engenheiro Ambiental – Universidade de São Paulo
  • Pedro Fernando Caballero Campos Diretor da Defesa Civil de São Carlos - SP

Resumo

Um dos métodos mais utilizados internacionalmente no mapeamento da suscetibilidade a movimentos de encosta se baseia na análise da sua distribuição temporal e espacial. O objetivo principal deste trabalho é apresentar os resultados da análise da distribuição espacial dos movimentos de encosta na área urbana e de expansão, do município de São Carlos - SP. O estudo foi embasado na pesquisa de registros históricos e na estruturação de uma base de dados topográficos, geológico-geotécnicos e pluviométricos em Sistema de Informação Geográfica - SIG da área investigada. Os condicionantes analisados foram os compartimentos geológico-geotécnicos, uso e ocupação do solo, forma das encostas, declividade e índices pluviométricos. O mapa de concentração destes eventos foi obtido pela quantificação do número de eventos por unidade de área, utilizando a função densidade de Kernel. Entre os condicionantes analisados, a declividade apresentou um índice de concentração bastante alto em declividades superiores a 33%, com um valor de 16 eventos/km2. 

Referências

BARTOLOMEU, D. Análise da vulnerabilidade dos recursos hídricos na região urbana de São Carlos (SP) por vazamento em postos de combustíveis, utilizando o método GOD e avaliação dos condicionantes geotécnicos. 2012. 173 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geotecnia, Universidade de São Paulo, São Carlos.

BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 p. 2012

CERRI, L. E. S. Riscos geológicos associados a escorregamentos: uma proposta para a prevenção de acidentes. 1993. 197 p. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Rio Claro

EINSTEIN, H.H. Landslide Risk Assessment Procedure. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON LANDSLIDES, 5. Proc... .Lausanne, Switzerland, A.A. Balkema, Rotterdam, Netherlands, 1988. Vol.2, p. 1075-1090.

EIRAS. C. G. S. Mapeamento da Suscetibilidade a Eventos Perigosos de Natureza Geológica e Hidrológica em São Carlos - SP. 2017 194 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geotecnia, Universidade de São Paulo, São Carlos.

IPT. (2015). São Paulo. Mapeamento De Áreas De Alto E Muito Alto Risco A Deslizamentos E Inundações Do Município De São Carlos, SP. São Carlos: Centro de Tecnologias Geoambientais – Ctgeo. 146 p.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (2011). Deslizamentos de terra são a maior causa de mortes por desastres naturais, diz secretario. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2011/03/deslizamentos-de-terra-sao-a-maior-causa-de-mortes-por-desastres-naturais-diz-secretario>. Acesso em: 5 jul. 2017.

NISHIYAMA, L.; ZUQUETTE, L. V. A importância da cartografia geotécnica para caracterização de áreas de vulnerabilidade de aqüíferos livres: exemplo do aqüífero Botucatu na quadrícula de São Carlos - SP. Revista de Geociências (UNESP), São Paulo, v. 13, n.01, p. 345-357. 1994.

SILVA JÚNIOR. P. S. Estudo da Pluviometri para Análise de Eventos Perigosos de Natureza Hidrológica e Geológica em São Carlos - SP. 2016. Monografia - Curso de Engenharia Ambiental, Universidade de São Paulo, São Carlos.

SILVERMAN, B. W. Density Estimation for Statistics and Data Analysis. 1986 New York: Chapman and Hall.

VARNES, D. J. Slope movement types and process. Landslides - analysis and control. Transportation Research Board, Special Report. 1978. V. 176, p.11-13.

Downloads

Publicado

18.06.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos