ANÁLISE DE REGISTROS HISTÓRICOS DE PRECIPITAÇÕES E RUPTURAS DE ENCOSTAS PARA COMPOSIÇÃO DE LIMIARES PLUVIOMÉTRICOS VISANDO MONITORAMENTO DE TALUDES RODOVIÁRIOS

Autores

  • Marina Naim Brock Trevizolli M.Sc., Engenheira Civil – Universidade Federal do Paraná
  • Alessander Christopher Morales Kormann D.Sc., Professor Adjunto – Universidade Federal do Paraná
  • Vitor Pereira Faro D.Sc.,Professor Adjunto – Universidade Federal do Paraná
  • Liamara Paglia Sestrem D.Sc., Engenheira Civil – Universidade Federal do Paraná
  • Larissa de Brum Passini D.Sc., Professora Adjunta – Universidade Federal do Paraná

Resumo

O trecho da Rodovia Régis Bittencourt, por onde o traçado atravessa a Serra do Mar, foi definido como escopo do estudo. As áreas de contribuição hidrográfica desta região foram estudadas, permitindo analisar a dinâmica pluviométrica regional. Os registros históricos de chuvas possibilitaram analisar a magnitude e os respectivos períodos de ocorrência desses eventos. A definição dos limiares pluviométricos críticos fornece a classificação de cenários de maior suscetibilidade à ocorrência de movimentos de massa. Os limiares propostos fundamentaram-se na metodologia empírica proposta inicialmente por Kanji et al. (1997), que se baseia em dados reais de eventos de chuva e seus respectivos movimentos de massa associados, propondo, contudo, um critério global para chuvas deflagradoras de escorregamentos e corridas de detritos. Tal ferramenta é importante para a gestão da operação rodoviária, pois permite identificar futuras ocorrências de eventos críticos de deslizamentos, através do histórico de chuva.

Referências

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Publicado

21.06.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos