FOTOGRAMETRIA APLICADA AO MONITORAMENTO DE TALUDES EM LOTEAMENTOS URBANOS – ESTUDO DE CASO
Resumo
O monitoramento de encostas e taludes a partir de fotogrametria foi empregado para atender uma prerrogativa de licenciamento ambiental do loteamento Maluê, localizado em Lontras/SC, em que os taludes executados devem ser monitorados ao longo de cinco anos. O levantamento fotogramétrico foi executado em março de 2017, em que após processadas as informações, obteve-se como resultado o modelo digital de terreno (MDT). O MDT foi comparado com o levantamento topográfico, da mesma região, executado em 2015. Para a realização deste trabalho foram utilizados os equipamentos: Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) modelo Phantom 3 Standart, smartphone MOTO G PLAY.E para a análise dos resultados utilizou-se os softwares: PHOTOSCAN®e AUTOCAD CIVIL 3D®Referências
Agisoft, 2017. Photoscan User Manual. Disponível em <http://www.agisoft.com/pdf/photoscanpro_1_1_pt.pdf> Acessado em: 10 de maio de 2017
Andrade, J.B. de, (1998) Fotogrametria. Ed. SBEE. Curitiba, Brasil:
Coelho, A.H. (2000) Fotogrametria Digital à curta distância aplicada a medição da configuração geométrica de elementos de instalações industriais. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. UFSC.
EMBRAPA. (2004) Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 46 – Solos de Santa Catarina. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. EMBRAPA Solos, Rio de Janeiro.
KRAUS, K. (1993) Photogrametry – Fundamentals and Standard Processes. Vol I. Dümmler, Bonn, Alemanha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.