CARACTERISTICAS DE ACESSIBILIDADE NO HOSPITAL POLICLINICAS NA CIDADE DE PATO BRANCO – PR
Resumo
Para alguns especialistas, grande parte dos hospitais ainda está longe de atender a legislação vigente para proporcionar ambientes acolhedores e humanizados que promova condições de inclusão das pessoas deficiência e com mobilidade reduzida. É preciso entender que proporcionar condições de acessibilidade a todos os usuários dos espaços de saúde, elevando o nível de usabilidade, não se trata de um favor ou benesse, mas sim, de um direito fundamental que é o respeito à dignidade humana. Portanto para proporcionar uma interação maior com a população, principalmente sobre o conhecimento sobre a acessibilidade. O trabalho avaliou as condições de acessibilidade no prédio do hospital Policlínica do município de Pato Branco localizado no Estado do Paraná, essas avaliações se deram através de visitas diretamente ao hospital, registrando na forma de anotações e as observações em fotos para a descrição do que foi analisado. Portanto o objetivo do trabalho foi analisar as estruturas do prédio e do acesso no Principal Hospital da cidade de Pato BrancoReferências
BRASIL. Norma Brasileira n°9050, de 30 de junho de 2004. Abnt Nbr 9050. Rio de Janeiro.
ACESSIBILIDADE; Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/acessibilidade-0>. Acesso: 30 de Novembro de 2015.
GOMES, Grieco Ligia Maria et al. Análise de Acessibilidade em Edifício Público. Blucher Engineering Proceedings, v. 1, n. 3, p. 5-7, 2014.
GONZALEZ, Nena; MATTOS, Sheyla; O que é a Acessibilidade – Instituto Novo Ser. Disponível em: <http://www.novoser.org.br/instit_info_acess.htm>. Acesso em 30 de maio de 2015.
Harrison T. Health promotion for persons with disabilities: what does the literature reveal? Fam Community Health.2006;29(1Suppl):S12-9.
CASTRO SS, Barros MBA, Carandina L, Alves MCGP, Goldbaum M, Cesar CLG. Deficiência visual, auditiva e física: prevalência e fatores associados em estudo de base populacional. Cad Saude Publica. 2008;24(8):1773-82. DOI:10.1590/S0102-311X2008000800006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.