ACESSIBILIDADES NAS ACADEMIAS DE GINASTICAS AO AR LIVRE NA CIDADE DE PATO BRANCO – PR
Resumo
O Município de Pato Branco, localizado no Estado do Paraná, possui uma população estimada de 79.869 habitantes (IBGE, 2016), e composto por 56 bairros com inúmeras residências. O objetivo do trabalho foi avaliar a acessibilidade e os equipamentos de ginasticas que compõem as academias ao ar livre, estas locadas na maioria dos bairros da cidade de Pato Branco. Os quesitos avaliados foram à falta de manutenção dos equipamentos e a acessibilidade nestes equipamentos expostos e disponíveis á população pato-branquence. Foi analisado também se o acesso estava adequado e acessível ao publico alvo, principalmente aos deficientes, idosos, gestantes, mães com crianças pequenas, obesos, etc. Foi-se até a academia de idosos, e registraram-se imagens, em que foi observado que as academias não são utilizadas, seja por falta da acessibilidade, seja por falta dos obstáculos dos idosos para irem até ela. Levando em consideração de que a atividade física e o alongamento são indispensáveis para a vida dos cidadãos da terceira idade. Foi analisada na academia, a falta de condições para pessoas de deficiências visuais ou físicas, e também para as pessoas da terceira idade. A academia contém equipamentos para indivíduos jovens utilizarem, contudo, quando se trata de uma pessoa idosa, os cuidados devem ser redobrados.Referências
RASIL. ABNT NBR 9050, Válida apartir de 11 de outubro de 2015 - Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
BRASIL. DECRETO N° 5296 – Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de
, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de
dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 19 abr. 2016.
ACESSIBILIDADE; Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/acessibilidade-0>. Acesso: 30 de Novembro de 2015.
GOMES, Grieco Ligia Maria et al. Análise de Acessibilidade em Edifício Público. Blucher Engineering Proceedings, v. 1, n. 3, p. 5-7, 2014.
GONZALEZ, Nena; MATTOS, Sheyla; O que é a Acessibilidade – Instituto Novo Ser. Disponível em: <http://www.novoser.org.br/instit_info_acess.htm>. Acesso em 30 de maio de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.