DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES PRODUTOS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA: UMA VISÃO DE CONSUMIDORES

Autores

  • Lucas Almeida Queiroga Graduando em Engenharia Civil, IFPB – Campus Cajazeiras
  • Gastão Coelho de Aquino Filho Professor, IFPB – Campus Cajazeiras

Resumo

O déficit habitacional urbano é um problema que aflige o Brasil desde a revolução de 1930, com o deslocamento de parte da população rural para as cidades, provocando uma demanda por habitações que não foi suprida pelo mercado. Tentando amenizar o problema, o governo criou o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que promove facilidade na aquisição da casa própria. No entanto, esse fato é acompanhado de obras com manifestação de patologias. Com o intuito de promover um levantamento de dados a respeito desse assunto, foi realizada uma pesquisa com os beneficiários do PMCMV, a fim de atentar para as suas principais queixas a respeito da edificação. Após a coleta de dados foi utilizado um software estatístico para a análise. Os resultados mostraram que o sistema estrutural e de revestimento são os mais afetados. Também foi possível analisar que tais manifestações patológicas são provenientes, geralmente, de erros construtivos ou de projeto, sendo os causados por utilização em menor escala.

Referências

DAMICO, Fabiano. O Programa Minha Casa, Minha Vida e a Caixa Econômica Federal. In: O Desenvolvimento Econômico Brasileiro e a Caixa. Rio de Janeiro, 2011. p. 33.

GRANATO, José Eduardo. Patologia das construções. 2002. Acesso em, v. 30, 2017.

LICHTENSTEIN, Norberto B. Patologia das construções. Boletim Técnico, v. 6, p. 86, 1986.

PINA, Gregório Lobo de. Patologia nas habitações populares. 2013. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

THOMAZ, Ercio. Trincas em edifícios: causas, prevenção e recuperação. PINI: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, 1989.

Downloads

Publicado

22.08.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos