PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DA OPERAÇÃO DE PONTES E VIADUTOS

Autores

  • Gabriela Becker Domingues Mestranda da Universidade Federal do Paraná
  • Mauro Lacerda Santos Filho Professor PhD da Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Frederico Alice Parchen Professor Doutor da Universidade Federal do Paraná

Resumo

Pontes e viadutos são obras essenciais para o desenvolvimento do território, sendo a sua gestão objeto de estudo em diversos países. O presente trabalho propõe um modelo de análise da vulnerabilidade da operação destas obras, que indica quais elementos tem prioridade de intervenção, e permite simular cenários de deterioração, auxiliando na destinação de recursos para manutenção. Vulnerabilidade é a relação entre dano e sua consequência: quanto menor for o esforço necessário para provocar um dano e maior for a consequência para a obra, maior será a vulnerabilidade. A ferramenta foi desenvolvida a partir de metodologia de avaliação de pontes e viadutos da UFPR, e estabelece uma analogia à Teoria da Vulnerabilidade Estrutural. Exemplificando o uso do modelo, é apresentada a sua aplicação em uma ponte. A presente proposta fornece ao gestor uma ótica diferenciada, e com aprimoramento matemático e validação dos parâmetros adotados, mostra-se interessante para uso em sistemas de gestão.

Referências

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Publicado

22.08.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos