LEVANTAMENTO EXPERIMENTAL DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DE CABOS CONDUTORES NÃO CONVENCIONAIS

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Resumo

A prestação de serviço para o transporte de energia elétrica através de linhas de transmissão (LTs) necessita ser eficiente, confiável e econômico. A aplicação de trações axiais acima dos valores prescritos pela norma brasileira NBR 5422 pode ser a melhor alternativa para o aumento da capacidade de transmissão de energia em função de razões técnico-econômicas ou ambientais, reduzindo o tamanho da flecha desenvolvida pelo cabo, sem comprometer a distância de segurança mínima entre cabo e solo. A insuficiência de dados sobre o comportamento de cabos com diferentes valores de tensionamento é um problema com que se defrontam as transmissoras de energia. Em níveis de tração superiores às convencionais, os cabos ficam mais susceptíveis aos efeitos das vibrações eólicas, causadoras de tensões dinâmicas. O problema é potencializado quando se utiliza nas linhas de transmissão cabos condutores não convencionais, como é o caso dos cabos de alumínio liga 1120 AAAC. Através de ensaios de tensão-deformação, obtiveram-se as curvas do módulo de elasticidade do cabo de alumínio liga 1120 AAAC bitola 823 MCM. Os resultados obtidos neste trabalho contribuem para o aprimoramento dos projetos de LTs que envolvem o cabo condutor em liga de alumínio, o qual não possui padrão comercial.

Biografia do Autor

Marcio Tonetti, Copel Geração e Transmissão S.A.

Depto de Engenharia de Linhas de Transmissão

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Publicado

19.09.2018

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Seção

Artigos Científicos