ANÁLISE DAS FONTES DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS DE AEROPORTOS DA INFRAERO

Autores

  • Arthur Neiva Fernandes Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero – Brasília/DF
  • João Pedro Veiga Pacheco Neto Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero – São Paulo/SP
  • Sara Ferreira Boaventura Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero – Aracaju/SE
  • Thiago Olante Casagrande Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero – Joinville/SC
  • Vinicio Rossi Sugui Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero - São Paulo/SP

Resumo

Os níveis de poluição atmosférica produzida por fontes pontuais (indústrias, emissões naturais, queima de resíduos) ou difusas (aviões, veículos, trens) e a relação entre as condições geomorfológicas e meteorológicas, que influenciam diretamente na dispersão dos poluentes, possuem papel decisivo na qualidade do ar de uma determinada região, que por sua vez impacta a qualidade de vida e a saúde da população local.A Infraero, através de seu Programa Ambiental de Emissões Atmosféricas, vem nos últimos anos elaborando os Inventários de Poluentes Atmosféricos dos seus aeroportos. Nesse estudo, foram comparados os resultados obtidos com relação às diferentes fontes de poluentes. O significativo aumento na demanda pelo transporte aéreo nos últimos anos, em especial no Brasil, trouxe como consequência um aumento nas emissões de gases poluentes na atmosfera. Muito embora os avanços tecnológicos observados nas últimas décadas tenham trazido uma melhoria na eficiência dos motores das aeronaves, acarretando na redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes, estes avanços não têm sido capazes de compensar o aumento das emissões.As principais fontes de emissões de poluentes atmosféricos relacionadas às atividades aeroportuárias podem ser citadas conforme abaixo:Ciclo LTO;Fontes estacionárias (geradores, tanques de combustível);Veículos de serviço;Equipamentos de apoio em terra (GSE);Tráfego de acesso ao aeroporto;Atividades que envolvem medidas operacionais de emergência (treinamentos de incêndio).

Biografia do Autor

Arthur Neiva Fernandes, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero – Brasília/DF

Engenheiro Ambiental – CREA: 0707174481 / DF

João Pedro Veiga Pacheco Neto, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero – São Paulo/SP

Engenheiro Civil – CREA: 5060176020 / SP

Sara Ferreira Boaventura, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero – Aracaju/SE

Engenheira Ambiental - CREA: 51.610 D/BA

Thiago Olante Casagrande, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero – Joinville/SC

Engenheiro Ambiental – CREA: 092360-3 / SC

Vinicio Rossi Sugui, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero - São Paulo/SP

Engenheiro Ambiental – CREA: 5062646756 / SP

Referências

EDMS - Emissions and Dispersion Modeling System, 2015. Disponível em <https://www.faa.gov/about/office_org/headquarters_offices/apl/research/models/edms_model/>

EUROPEAN MONITORING AND EVALUATION PROGRAMME (EMEP) / EUROPEAN ENVIRONMENT AGENCY (EEA). - EMEP/EEA “Air Pollutant Emission Inventory Guidebook”, 2006. Disponível em <https://www.eea.europa.eu/publications/EMEPCORINAIR4>

MMA – Ministério do Meio Ambiente. PRONAR. Ações para o fortalecimento do PRONAR. 2009. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/163/_arquivos/pronar_163.pdf>.

MOREIRA, D. M., TIRABASSI, T. “Modelo Matemático de Dispersão de Poluentes na Atmosfera: Um Instrumento Técnico para a Gestão Ambiental” Ambiente & Sociedade, 2004.Vol. VII, nº 2, p. 159-171.

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Publicado

24.10.2018

Edição

Seção

Artigos Técnicos