GRANULOMETRIA DE SEDIMENTOS SUSPENSOS NO RIO IGUAÇU E TRIBUTÁRIOS

Autores

  • Helder Rafael Nocko Eng. Ambiental, Me
  • André Luciano Malheiros Eng. Civil, Dr
  • Wallington Felipe de Almeira Eng. Ambiental
  • Guadalupe Eugênia Garcia Eng. Ambiental, Me

Resumo

Considerando que muitos problemas derivados da erosão e sedimentação são resolvidos pelo conhecimento da granulometria do material transportado, este estudo tem como objetivo quantificar e caracterizar granulometricamente a descarga sólida do rio Iguaçu e seus principais afluentes localizados a montante e a jusante da UHE Baixo Iguaçu, assim como identificar a influência desta no tocante à hidrodinâmica e ao transporte de sedimentos na região do Parque Nacional do Iguaçu. Serão apresentados os resultados do monitoramento hidrossedimentológico desenvolvido até o presente momento na região do estudo. Foi verificado que a granulometria dos sedimentos influencia a estimativa da concentração de sedimentos em suspensão e a turbidez das amostras.

Referências

CARVALHO, N. O. Hidrossedimentologia Prática. 2 Ed., ver., atual. e ampliada. Rio de Janeiro: Interciência, 2008.

CARVALHO, N. O.; FILIZOLA JÚNIOR, N. P.; SANTOS, P. M. C.; LIMA, J. E. F. W. Guia de Práticas Sedimentométricas. Brasília, 2000. 154p.

OLIVEIRA F. G. C.; SILVEIRA A.; MENEZES P. H. B. J.; TIEZZI R. O. Efeito da granulometria do sedimento na estimativa da concentração de sedimento em suspensão com o uso de turbidímetro ABRH, 2017.

HIDROMEC. Disponível em: < https://www.hidromechc.com.br/>. Acesso em 15 de outubro de 2017.

TRINDADE W.; RIBEIRO E.; MAGALHÃES J. A. P.; HORN A. H.; PEREIRA M.A. Caracterização granulométrica e hidrodinâmica dos sedimentos depositados na Lagoa do Pontal, Pirapora-MG. 2014.

Downloads

Publicado

24.10.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos