LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM BARRAGENS DE REJEITO APÓS A TRAGÉDIA DE MARIANA – MG

Autores

  • Luiz Paulo de Oliveira Advogado

Resumo

O presente trabalho traz em seu corpo uma revisão bibliográfica demonstrando as propostas de Lei sobre o Licenciamento Ambiental em Barragens de rejeito após o acidente de Mariana no Estado de Minas Gerais, onde uma barragem da mineradora Samarco rompeu, despejando milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos oriundo da mineração, provocando o maior acidente ambiental do Brasil. Após o acidente foi proposto diversos projetos ao qual trazem diretrizes para a implantação da barragem de rejeitos e também algumas modificações no rito de Licenciamento Ambiental no Estado de Minas Gerais onde as fases do Licenciamento Ambiental (Licença Prévia; Instalação e Operação) são feitas em concomitância para dar mais agilidade na emissão da Licença Ambiental, o que pode provocar falhas ao agilizar a tramitação. Assim, pode se perceber que após o acidente de Mariana, não foi concretizado nenhuma Lei que seja sancionada para aumentar as “redes” de segurança em barragens de rejeitos, com exceção do Decreto do Licenciamento Ambiental em Minas Gerais. Cabe também posicionamento da População, dos órgãos públicos competentes, principalmente em audiências públicas, onde é decidido a viabilidade da instalação de barragens de rejeitos.

Referências

ASSMBLÉIA DE MINAS. PROJETO DE LEI 3676/2016. Disponível em: < https://www.almg.gov.br/atividade_parlamentar/tramitacao_projetos/interna.html?a=2016&n=3676&t=PL>. Acesso em 15 jun. 2018.

BRASIL. DECRETO Nº 47.137/2017. Altera o Decreto nº 44.844, de 25 de junho de 2008, que estabelece normas para licenciamento ambiental e autorização ambiental de funcionamento, tipifica e classifica infrações às normas de proteção do meio ambiente e aos recursos hídricos e estabelece procedimentos administrativos de fiscalização e aplicação das penalidades. Diário Oficial. Belo Horizonte, MG, 25 jan. 2017.

JORNAL ESTADÃO, 2017. Disponível em:< https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,apos- mariana-mg-afrouxa-licenca-ambiental,70001652643>. Acesso em 12 jul. 2018.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE 2001. Disponível em:< www.mma.gov.br/estruturas/sqa_pnla/_arquivos/MANUA L_mineracao.pdf>. Acesso em 04 jun. 2018

Downloads

Publicado

24.10.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos