INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE FILER CERÂMICO NO CONCRETO AUTO ADENSÁVEL

Autores

  • Fábio da Silva Telega Universidade Paranaense - UNIPAR

Resumo

Uma das grandes evoluções da área da tecnologia dos materiais é a idealização do concreto auto adensável, o qual, diferentemente do concreto convencional, tem a capacidade de se auto nivelar ultrapassando obstáculos por influência de seu peso próprio, sem apresentar defeitos em sua composição, como segregação ou exsudação. Uma opção para evitar esses efeitos no concreto é a adição de materiais finos que possam diminuir a porosidade. Geralmente, são utilizados aditivos minerais que sejam capazes de desempenhar esta função. A principal funcionalidade deste trabalho é propor um novo método de utilização de um material alternativo, ou seja, o material cerâmico, no concreto auto adensável como adição mineral, verificando, também, a influência do material neste tipo de concreto, alcançando as características básicas do concreto auto adensável. Para que se possam comprovar às características fundamentais de um concreto auto adensável é necessária a realização de procedimentos que avaliem determinadas propriedades no estado fresco, como fluência ou capacidade de passagem por obstáculos e por consequência verificação de suas propriedades mecânicas. Portanto, o presente trabalho contribui para o estudo, a aplicação e o reaproveitamento de resíduos da construção civil, através do reaproveitamento de materiais cerâmicos, utilizando-os como aditivo mineral, causando redução da porosidade e coesão do concreto.

Biografia do Autor

Fábio da Silva Telega, Universidade Paranaense - UNIPAR

Engenheiro Civil pela Universidade Paranaense - UNIPAR

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 67: Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco cone. Rio de Janeiro, 1998.

______. NBR NM 248: Agregados – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 5733 (EB-2): Cimento de Portland de alta resistência inicial. Rio de Janeiro, 1991.

______. NBR 5738: Moldagem e cura de corpos-de-prova cilíndricos ou prismáticos de concreto. Rio de Janeiro, 1994.

______. NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2007.

______. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

______. NBR 6502: Rochas e Solos. Rio de Janeiro, 1995.

______. NBR 12655: Concreto de Cimento de Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimentos. Rio de Janeiro, 2015.

AITCIN, P.C. Concreto de Alto Desempenho/ Pierre-Claude Aitcin; tradução de Geraldo G. Serra. São Paulo: Pini, 2000. 667 p.

BAUER, L. A. F. Materiais de construção, 1. 5ª ed. Rio de Janeiro: GEN, 2013. 488, 538 p.

CAVALCANTI, D. J. H. Contribuição ao Estudo de Propriedades do Concreto auto-adensável visando sua aplicação em elementos estruturais. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Faculdade de Engenharia – Universidade Federal do Alagoas, Alagoas, 2006.

DAROS, B. Estudo e Desenvolvimento de Concreto Auto-Adensável com Metacaulinita. Dissertação (Graduação em Engenharia) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2009.

FOCHS, R. G. et. al. Review: métodos experimentais de dosagem de concreto autoadensável (CAA) desenvolvimento no Brasil. Novo Hamburgo: Revista Liberato, 2013. v. 14.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA. Diagnóstico dos resíduos sólidos da construção civil. Brasília: IPEA, 2012. 33 p.

KLEIN, N. S. Influência da substituição da areia natural pela areia de britagem no comportamento do concreto auto-adensável. Dissertação (Graduação em Engenharia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina,2008.

KRAUS, Z. F. Investigação de misturas de argamassas para dosagem do concreto auto-adensável contendo ora fíler calcário, ora aditivo promotor de viscosidade em substituição ao fíler. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

LISBÔA, E. M. Obtenção do concreto Auto-Adensável utilizando resíduo do beneficiamento do mármore e granito estudo das propriedades mecânicas. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal de Alagoas, Alagoas, 2004.

MARQUES, A. C. Concreto Auto-Adensável: Caracterização da evolução das propriedades mecânicas e estudo da sua deformabilidade por solicitação mecânica, retração e fluência. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

NEVILLE, A. M. Propriedades do Concreto. São Paulo: Pini, 1997.

PEREIRA, T. A. C. Concreto auto-adensável, de alta resistência, com baixo consumo de cimento de portland e com adições de fibra de rocha ou poliamida. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

SCHUTTER, .G. Guidelines for testing fresh self-compacting concrete. Disponível em:< https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:_7eQ9Wrjo1MJ:https://www.researchgate.net/file.PostFileLoader.html%3Fid%3D549a98cdd685cc92758b4675%26assetKey%3DAS%253A273657778114563%25401442256506810+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=br> Acesso em: 3 Mai. 2017.

TUTIKIAN, B. F. Proposição de um método de dosagem experimental para concretos Auto-Adensáveis. Dissertação (Doutorado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

Downloads

Publicado

05.04.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos