DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE REBOCADOR ELÉTRICO DE AERONAVES DE PEQUENO PORTE CONTROLADO REMOTAMENTE

Autores

  • Gustavo Colheri Uchida
  • Fabio de Freitas Lima

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um protótipo de um rebocador elétrico de aeronaves de pequeno porte controlado remotamente. O trabalho inicia com um levantamento do cenário atual do mercado aeronáutico brasileiro, contextualizado nas necessidades atuais do segmento de aviação privada. A metodologia abordada para o desenvolvimento do protótipo foi baseada em métodos de PDP com suporte de métodos de projeto de componentes mecânicos, como desenho CAD e simulações FEA. É apresentado as pesquisas e procedimentos das etapas de levantamento de informações e requisitos, criação do projeto conceitual, projeto detalhado, preparação para produção, manufatura, montagem e testes. Os resultados dos testes foram satisfatórios de modo geral, a maior parte dos requisitos foram cumpridos, para os requisitos não atingidos, foram propostas modificações no projeto. O protótipo se mostrou promissor como uma inovação tecnológica de produto utilitário para o mercado aeronáutico.

Biografia do Autor

Gustavo Colheri Uchida

Engenheiro Mecânico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco

Fabio de Freitas Lima

Professor, Engenheiro Mecânico, Doutor - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco

Referências

ABAG. O voo alto da aviação executiva. 2012. Disponível em: http://www.abag.org.br/noticias/559.html. Acesso em: 03 de Jun. de 2017.

ANUÁRIO BRASILEIRO DE AVIAÇÃO GERAL. São Paulo: ABAG, 2015.

ANUÁRIO DO TRANSPORTE AÉREO. Brasília: ANAC, 2015.

ASM. ALUMINIUM ALLOYS TECHNICAL DATA LINKS. Aerospace Metals. 2017. Disponível em: <http://www.aerospacemetals.com/aluminum-distributor.html#tech/>. Acesso em: 08 Jul. 2017.

CHIAVERINI, Vincente. Tecnologia Mecânica: Processos de Fabricação e Tratamento. 2º Edição. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.

CIRRUS AIRCRAFT. Explore the SR22. Cirrus Aircraft. 2017. Disponível em: < http://cirrusaircraft.com/aircraft/sr22/>. Acesso em: 12 Out. 2017.

DANITA, André. LSA com tecnologia reversa. Aeromaganize. 2012. Disponível em: <http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/lsa-com-tecnologia-reversa_700.html>. Acesso em 12 Out. 2017.

DEL TORO, Vincent. Fundamentos de Máquinas Elétricas. 1ºEdição. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HWANG, C.L.; Yoon, K.. Multiple Attirube Decision Making: Methods and Applications. Nova Iorque: Springer-Verlag, 1981.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2º Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

LIMA, Fabio de F.; LIMA, Ana C.. Comando Numérico Computadorizado - CNC. 2011. (Apostila de Usinagem CNC) - UTFPR, Câmpus Pato Branco.

LINDEN, David; REDDY, Thomas B.. Handbook of Batteries. 3º Ediçao. McGraw-Hill, 2002.

NEOYAMA/AKIYAMA. Drivers. Neomotion. 2017. Disponível em: < http://www.neomotion.com.br/driver-motor-de-passo/novos-drivers-digitais/>. Acesso em 01. Out. 2017.

NEOYAMA/AKIYAMA. Motores de passo. Neomotion. 2017. Disponível em: < http://www.neomotion.com.br/motor-de-passo/>. Acesso em 01. Out. 2017.

NORTON, Robert L.. Projeto de Máquinas: Uma abordagem integrada. 2º Edição. Porto Alegre: Bookman, 2004.

PIPER AIRRAFT. Seneca. PIPER. 2017. Disponível em: < http://www.piper.com/aircraft/trainer-class/seneca-v/specs-performance/>. Acesso em 12 Out. 2017.

ROZENFELD, Henrique et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: Uma referência para a melhoria do processo. 1º Edição. São Paulo: Saraiva, 2006.

SHIGLEY, Joseph E.; MISCHKE, Charles R.; BUDYNAS, Richard G.. Projeto de Engenharia Mecânica. 7º Edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.

VOADOR. PELICAN 500BR FICHA TÉCNICA. Máquinas Voadoras & Cia. 2014. Disponível em <http://maquinasvoadorasecia.blogspot.com.br/2014/08/pelican-500br.html>. Acesso em 12 Out. 2017.

WAINER, Emílio; BRANDI, Sérgio D.; MELLO, Fábio D. H.. Soldagem: processos e metalurgia. 1º Edição. São Paulo: Edgard Blucher, 2004.

Downloads

Publicado

08.11.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos