GEOMARKETING: O CASO DOS SUPERMERCADOS DE MARINGÁ - PR
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo compreender a correlação entre configuração territorial urbana (redes técnicas e perfil socioeconômico) e a distribuição espacial dos supermercados. Para tanto, a cidade de Maringá – PR foi escolhida como exemplo de investigação. O texto busca analisar o uso de técnicas de Geomarketing que dão subsídio a escolhas locacionais economicamente mais vantajosas para as empresas, especialmente, para os supermercados. O produto dessas localizações, ou como esses equipamentos privados se distribuem no espaço urbano, contribui para modular as condições de vida das populações. Estudar essa distribuição é, portanto, fundamental, para pensar, por um lado, localizações ótimas do ponto de vista econômico, mas também, desigualdades no acesso aos principais bens de consumo diários. Para pensar essas questões, foi elaborado um sistema de indicadores, composto por 11 variáveis em quatro dimensões, definidas com base em seu valor teórico para a pesquisa. Cada variável foi mapeada e, em determinados casos, a Correlação de Pearson foi utilizada como ferramenta de auxílio estatístico. Observou-se que a maioria dos supermercados tende a se localizar próximos às concentrações demográficas, enquanto os maiores supermercados tendem a se localizar próximos aos locais de maior renda.Referências
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