GEOMARKETING: O CASO DOS SUPERMERCADOS DE MARINGÁ - PR

Autores

  • Mateus Grochoski Felini Geógrafo graduado pela Universidade Estadual de Maringá
  • Oséias da Silva Martinuci Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender a correlação entre configuração territorial urbana (redes técnicas e perfil socioeconômico) e a distribuição espacial dos supermercados. Para tanto, a cidade de Maringá – PR foi escolhida como exemplo de investigação. O texto busca analisar o uso de técnicas de Geomarketing que dão subsídio a escolhas locacionais economicamente mais vantajosas para as empresas, especialmente, para os supermercados. O produto dessas localizações, ou como esses equipamentos privados se distribuem no espaço urbano, contribui para modular as condições de vida das populações. Estudar essa distribuição é, portanto, fundamental, para pensar, por um lado, localizações ótimas do ponto de vista econômico, mas também, desigualdades no acesso aos principais bens de consumo diários. Para pensar essas questões, foi elaborado um sistema de indicadores, composto por 11 variáveis em quatro dimensões, definidas com base em seu valor teórico para a pesquisa. Cada variável foi mapeada e, em determinados casos, a Correlação de Pearson foi utilizada como ferramenta de auxílio estatístico. Observou-se que a maioria dos supermercados tende a se localizar próximos às concentrações demográficas, enquanto os maiores supermercados tendem a se localizar próximos aos locais de maior renda.

Referências

BAVIERA-PUIG, Amparo, et al. Geomarketing: Aplicación de los sistemas de información geográfica al marketing. Octava Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática, Orlando, FL. 2009.

BRASIL, P. N. U. D. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento. 2010.

CLIQUET, Gérard (Ed.). Geomarketing: Methods and strategies in spatial marketing. John Wiley & Sons, 2013.

FILHO, Dalson Britto Figueiredo; SILVA JÚNIOR, José Alexandre da. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). 2009.

IBGE, Portal online. Disponível em . Acesso em 02 de outubro de 2017.

JANNUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. Campinas, Alínea, 2001.

LACOSTE, Yves. A geografia-isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Papirus, 2005.

MACROPLAN, Índice de Desafios da Gestão Municipal – DGM. 2017.

MARINGÁ, Prefeitura Municipal. Disponível em . Acesso em 05 de outubro 2017.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, v. 1, 1996.

SILVEIRA, Maria Laura. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Revista Território, v. 6, n. 6, p. 21-28, 1999.

SUHAIBAH, A. et al. 3D Geomarketing Segmentation: A Higher Spatial Dimension Planning Perspective. International Archives of the Photogrammetry, Remote Sensing & Spatial Information Sciences, v. 42, 2016.

Downloads

Publicado

08.11.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos