UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS PROVENIENTES DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO EM MISTURAS ASFÁLTICAS DO TIPO CBUQ

Autores

  • Mirielli Scheleski dos Santos
  • Luis Fernando Sequinel Prof. Esp. na Faculdade Guarapuava

Resumo

A intensificação das atividades da Construção Civil tem gerado uma quantidade expressiva de resíduos. Os impactos negativos por eles gerados podem se transformar em fonte de insumos para o próprio setor, quando reciclados e utilizados como agregados. Entre as diversas aplicações dos agregados reciclados na engenharia, destacam-se as obras de pavimentação, por utilizarem grandes quantidades deste material. Neste contexto, o trabalho visa estudar a viabilidade técnica do emprego de resíduos da construção civil e demolição como agregados em misturas asfálticas do tipo CBUQ. Para isso, foram realizados ensaios laboratoriais com base no Método Marshall, enquadrados na faixa “C” do DNIT com ligante convencional CAP 50/70. As propriedades volumétricas e mecânicas encontradas nos ensaios comprovam a viabilidade técnica dos agregados reciclados para emprego em revestimentos asfálticos. No entanto, a porosidade dos agregados resultou em um maior consumo de ligante (6,1%) e pode dificultar sua utilização por questões econômicas, visto que o ligante asfáltico é o material de maior custo da composição.

Biografia do Autor

Mirielli Scheleski dos Santos

Engenheira Civil

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESIDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15113: Resíduos sólidos da construção civil e resíduos inertes – Aterros – Diretrizes para projeto, implantação e operação. Rio de Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15116: Agregados reciclados de resíduos sólidos da construção civil - Utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural – Requisitos. Rio de Janeiro, 2004.

BALBO, J. T. Pavimentação Asfáltica: materiais, projeto e restauração. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

BERNUCCI, L. B.; Motta, L. M.; Ceratti, J. A.; Soares, J. B. Pavimentação Asfáltica: Formação básica para engenheiros. Rio de Janeiro: PETROBRAS: Abeda, 2008.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTES. Anuário CNT do transporte 2017.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução nº 307, de 05 de Julho de 2002.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER-043/95: Agregados – análise granulométrica. Rio de Janeiro, 1995.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. DNER-083/98: Agregados – análise granulométrica. Rio de Janeiro, 1998.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES. DNIT 031/2006: Pavimentos Flexíveis – concreto asfáltico. Rio de Janeiro, 2006.

GOUVEIA, L. T. de et al. Considerações acerca da absorção de asfalto pelos agregados e sua influência na suscetibilidade à umidade. Departamento de Transportes – Escola de Engenharia de São Carlos, USP.

GOUVEIA, L. T. de et al. Influência da energia de compactação no comportamento volumétrico e mecânico de misturas asfálticas.Transportes, São Paulo, v.15, p. 34 – 41. 2007.

IYOMASA, F. B. M. Utilização de agregados reciclados de resíduos da construção civil em camadas de pavimentos de tráfego leve: estudo de caso no município de Americana. 2013. 88 p. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, 2013.

JÚNIOR, M. L. P. C.; ROCHA, P. H. T. Estudo preliminar de misturas asfálticas à quente utilizadas em obras de pavimentação na região metropolitana de Goiânia. 2013. 78 p. Projeto de Pesquisa ( Graduação em Engenharia Civil) – Escola De Engenharia Civil, Universidade Federal De Goiás, 2013.

OLIVEIRA, D. D. de O.; ANDRADE, G. S. de A.; LAPERCHE, L. A. Estudo comparativo de concreto betuminoso usinado a quente com diferentes tipos de ligante na região metropolitana de Goiânia. 2014. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia Civil) – Escola De Engenharia Civil, Universidade Federal De Goiás, 2014.

SENÇO, W. de. Manual de técnicas de pavimentação: Volume 1. São Paulo: Pini, 2007.

SOUZA, J. A.; SOUSA, J. M.; KATO, R. B. Análise do desempenho de Concreto Betuminoso Usinado à Quente com adição de rejeito da mineração do cobre segundo os parâmetros Marshall. Engineering and Science, Cuiabá, v. 2, p. 3 – 12. 2015.

SPECHT, L. P. Projeto de misturas asfálticas. Scribd.Disponível em: < https://pt.sc ribd.com/document/236276919/aula8>. Acesso em: 01 out. 2017.

Downloads

Publicado

08.11.2018

Edição

Seção

Artigos Científicos