A REPRESENTATIVIDADE DO ICMS ECOLÓGICO NOS MUNICÍPIOS DO OESTE DO PARANÁ: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO DE AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO
Resumo
O presente artigo técnico teve por objetivo analisar a representatividade dos recursos advindos da política pública do ICMS Ecológico nos municípios do Oeste do Paraná, bem como observar comparativamente quais deles apresentam maior ou menor dependência desse recurso, com base em suas fontes de receitas e despesas. A partir dessa análise, indicar quais deles têm potencial de aprofundamento de estudos a respeito do tema ICMS Ecológico e sua aplicação nesse território. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva e quantitativa, baseada na aplicação da metodologia de estruturação de problemas e avaliação multicritério de alternativas. Foram estabelecidas hipóteses para amparar a análise da pesquisa e os resultados indicaram que municípios com menor população na região Oeste do Paraná apresentaram maior dependência do repasse do ICMS Ecológico no ano de 2017. Isso indica que ainda existem lacunas de trabalhos a serem desenvolvidos sobre a aplicação e prestação de contas do uso desse recurso na região.Referências
Fonte: http://www.fazenda.pr.gov.br/arquivos/File/Orientacao_prefeitos.pdf.
Fonte: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/pt/balanco-do-setor-publico-nacional-bspn-.
Fonte: ENSSLIN, Leonardo. Apoio à Decisão: Metodologia para Estruturação de Problemas e Avaliação Multicritério de Alternativas. Florianópolis: Insular, 2001. 296 p.
Fonte: http://www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/leituras_reg_meso_oeste.pdf.
Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/panorama.
Fonte: http://www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/leituras_reg_meso_oeste.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.