ESCAVAÇÃO URBANA SOB DIFÍCEIS CONDIÇÕES, EM RIO NEGRO, BRASIL

Autores

  • Ney Augusto Nascimento UFPR, professor titular aposentado na área geotécnica

Resumo

O sistema de esgoto sanitário da cidade de Rio Negro, sul do Brasil, está sendo ampliado pela concessionária Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná. Uma das novas estações de bombeamento do esgoto bruto, EEE Camarista, mostrou-se particularmente desafiadora tanto para o projeto quanto para a sua execução e operação. O local escolhido é vizinho ao Rio Negro, que denomina a cidade e faz divisa com o Estado de Santa Catarina, importante afluente do Rio Iguaçu, o principal curso de água do Estado do Paraná. Escavação de cerca de 8 metros de altura, em solo superficial de consistência mole, saturado desde o nível do terreno e com severa limitação de espaço para o corte previsto, necessitou cuidadosa análise estrutural e geotécnica apesar da aparente simplicidade da estrutura em tela. Problemas ocorreram durante a execução demandando ajustes, em especial em relação ao sistema de rebaixamento do nível de água local projetado. O presente trabalho detalha o problema e sua correção visando o melhor desempenho possível da estação elevatória, parte de um projeto bem maior para o saneamento desta cidade fronteiriça, obra esta já em funcionamento.

Biografia do Autor

Ney Augusto Nascimento, UFPR, professor titular aposentado na área geotécnica

Professor titular aposentado do Setor de Tecnologia, departamento de Construção Civil da UFPR. mestre e doutor em engenharia civil - geotecnia, consultor geotécnico independente.

Referências

ABNT – NBR 6484 – Execução de sondagens de simples reconhecimento de solos – Método de ensaio. 2001.

ABNT – NBR 6502 – Rochas e Solos-Terminologia. 1995.

ABNT – NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações. 2010.

Nascimento, N. A., Towes, E., Marini, R., Bordignon, O., Muller, P. R., Sartor, A. R., Puppi, R. F. K. - Ampliação de uma grande obra de saneamento – enfoque geotécnico. Belo Horizonte, Minas Gerais, Ed. Cobramseg 2016, 2016.

Nascimento, N. A. e Puppi, R. F. K. – Soft organic clay deposits: an extreme example at the Barigui River flood area. Boletim Paranaense de Geociências, n. 62-63, p. 35-46, Ed. da UFPR, Curitiba, 2008.

Sistema Estruturas – Projeto estrutural da EEE Camarista - Sanepar, Rio Negro, Paraná. 2016

SNAILZwin 3.10 – Programa de cálculo para solo grampeado com utilização de método das cunhas. DOT California, 2008.

STB 2010 – Verruijt, A. - Programa de cálculo de estabilidade de taludes pelo método de Bishop Simplificado, Universidade de Delft, Holanda, 2010.

Velloso, P.P. da Costa – Teoria e prática de rebaixamento do lençol d’água. Rio de Janeiro, LTC Ed. Ltda., 1988.

Downloads

Publicado

11.07.2019

Edição

Seção

Artigos Técnicos