DIAGNÓSTICO DE FALHA NO SISTEMA PREDIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS DE UM PRÉDIO HISTÓRICO ATRAVÉS DO USO DE TERMOGRAFIA DE INFRAVERMELHO

Autores

  • Rafaela Falcão Socoloski Arquiteta e Urbanista, mestre em Engenharia Civil/ UFRGS
  • Camila Mokwa Zanini Arquiteta e Urbanista, mestre em Engenharia Civil/ UFRGS
  • Lais Zucchetti
  • Angela Borges Masuero Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais/ UFRGS

Resumo

As edificações consideradas patrimônio de uma sociedade, têm valor histórico e cultural dentro do contexto em que estão inseridas, e por terem sido construídas com técnicas e materiais específicos, de acordo com seu tempo, devem ser analisadas com o devido cuidado. Aliado a isso, esses edifícios costumam apresentar várias manifestações patológicas com diferentes origens. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo diagnosticar a origem da infiltração de umidade no sistema de vedação vertical externo de um edifício histórico através da utilização de técnica não destrutiva (termografia de infravermelho). O método utilizado para essa avaliação envolveu as seguintes etapas: anamnese, teste de chuva, termografia e análise de resultados. Na anamnese, identificou-se que a infiltração ocorria em dias chuvosos e quanto maior a intensidade da chuva, maior a entrada de água por meio do SVVE. Os testes de chuva artificial foram realizados após vários dias sem chuva, ou seja, as paredes não tinham registros de áreas de umidade. A avaliação foi realizada considerando a estanqueidade dos tubos de queda do sistema de águas pluviais e das calhas. A termografia de infravermelho foi utilizada como ferramenta para avaliação de desempenho. Os resultados demonstraram que a falha ocorria pela ineficiência das calhas (baixa altura da lateral) e que a técnica utilizada permitiu a identificação da origem da manifestação patológica sem intervenções destrutivas que comprometessem o edifício histórico.

Referências

Acervo Do Setor De Patrimônio Histórico Da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Base Digital. Consulta local em: 18/03/2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

AVDELIDIS, N. P.; MOROPOULOU, A. Emissivity considerations in building thermography. Energy and Buildings, v. 35, p. 663–667, 2003.

BARREIRA, E. S. B. M. Aplicação da Termografia ao Estudo do Comportamento Higrotérmico dos Edifícios. Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de Mestre em Construção de Edifícios: [s.n.].

BAUER, E.; LEAL, F. E. C. B. ARTIGO TÉCNICO 25 - Considerações Iniciais sobre a Termografia Aplicada à Inspeção de Fachadas. Disponível em: http://materialsandmateriais.blogspot.com.br/2013/08/artigo-tecnico-25-consideracoes.html. Acesso em: 25 mai. 2018.

GRINZATO, E.; BISON, P. G.; MARINETTI, S. Monitoring of ancient buildings by the thermal method. Journal of Cultural Heritage, v. 3, p. 21–29, 2002.

RIO GRANDE DO SUL. Lei n° 11.525, de 15 de setembro de 2000. Gabinete de Consultoria Legislativa, Assembleia Legislativa. Porto Alegre, 2000. Disponível em: <http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/11.525.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2018.

SILVA, M. de N. B. da. Avaliação Quantitativa da Degradação e Vida Útil de Revestimentos de Fachada – Aplicação ao Caso de Brasília/DF. Tese de Doutorado em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, 2014.

TONIOLI, R. M. Cidade e universidade: arquitetura e configuração urbana do Campus Centro da UFRGS. Dissertação de Mestrado, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

Downloads

Publicado

06.02.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos