UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA PARA USO NÃO POTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR EM MARINGÁ-PR
Resumo
Resumo: O aproveitamento da água da chuva constitui uma alternativa que auxilia na redução do consumo de água tratada e, consequente, diminuição na conta relativa ao abastecimento público de água potável e esgoto, além de contribuir significativamente com o meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo avaliar a implantação de sistema de captação de água pluvial para uso residencial sem a utilização de bombas no que diz respeito à sua viabilidade ambiental. Os procedimentos metodológicos constou de pesquisa bibliográfica, documental, com utilização do método de estudo de caso. Verificou-se que a implantação de um sistema de captação e aproveitamento da água da chuva sem bombas em residência unifamiliar é relativamente simples e de custo não elevado, que proporciona benefícios para os moradores e também contribui com o meio ambiente na medida em que reduz o consumo de água potável, amortece o escoamento superficial entre outros. Concluiu-se que o sistema implantado possui viabilidade ambiental e que pode ser utilizado amplamente, inclusive, em conjuntos residenciais para população de baixa renda, devido aos benefícios que proporciona. Palavras-chave: Abastecimento de água. Captação de água pluvial. Meio ambiente.Downloads
Publicado
11.07.2019
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.