O CONHECIMENTO DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ SOBRE O SISTEMA PROFISSIONAL CONFEA-CREA

Autores

  • Edson Roberto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gilmar Pernoncinni Ritter Crea/PR
  • Marlene de Lurdes Ferronato UTFPR, Campus de Pato Branco.
  • Jorge Jamhour UTFPR, Campus de Pato Branco.
  • Larissa Aparecida Giasson UTFPR

Resumo

Este trabalho objetivou identificar os conhecimentos referentes ao sistema profissional, como o registro, o salário mínimo e a ética profissional, utilizando-se de um questionamento sobre situações a serem enfrentadas no dia a dia. Entende-se que esses profissionais receberam na graduação ou após a formatura informações a respeito dessas situações a serem enfrentadas no exercício profissional, que sejam diretamente ligadas com o sistema profissional Confea-Crea. No entanto, o que se nota é uma variabilidade de informações e uma certa falta de conhecimento a respeito. Entendemos que vários pontos na atuação profissional, relacionados com a legislação afeta o sistema, como leis e instruções normativas devem ser informados na vida acadêmica, para que depois não haja maiores prejuízos na atividade profissional.

Biografia do Autor

Edson Roberto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro agrônomo, com doutorado pela UFPR, Professor Titular do Departamento de Ciências Agrárias, do curso de agronomia do campus Pato Branco da UTFPR. Atua nas disciplinas de entomologia, silvicultura e ética profissional, atualmente também presidente da AEAPB e coordenador regional do CDER regional de Pato Branco do Crea/PR.

Gilmar Pernoncinni Ritter, Crea/PR

Coordenador de fiscalização do Crea/PR, regional de Pato Branco.

Marlene de Lurdes Ferronato, UTFPR, Campus de Pato Branco.

Professora Dra do Curso de Agronomia da UTFPR, Campus de Pato Branco. Engenheira Agrônoma.

Jorge Jamhour, UTFPR, Campus de Pato Branco.

Engenheiro Agrônomo e Professor do Curso de Agronomia da UTFPR de Pato Branco/PR.

Larissa Aparecida Giasson, UTFPR

Acadêmica de Agronomia do Campus Pato Branco da UTFPR.

Referências

BRASIL. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Resolução 1002, de 26 de novembro de 2002. Adota o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 12 de Dezembro de 2002.

BRASIL. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Resolução 1007, de 05 de dezembro de 2003. Dispõe sobre o registro de profissionais, adota os modelos e os critérios para a expedição da Carteira de Identidade Profissional e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 16 de Dezembro de 2003.

BRASIL. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Resolução 1073, de 19 de abril de 2016. Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da engenharia e agronomia. Brasília: Diário Oficial da União, 22 de Abril de 2016.

BRASIL. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Resolução 1090, de 03 de maio de 2017. Dispõe sobre o cancelamento de registro profissional por má conduta pública, escândalo ou crime infamante e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 05 de Maio de 2017.

BRASIL. Decreto Federal 23.196, de 12 de Outubro de 1933. Regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências. Brasília, Getúlio Vargas: Diário Oficial da União 30 de Outubro de 1933.

BRASIL. Lei Federal 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União 27 de Dezembro de 1966.

BRASIL. Lei Federal 4.950-A, de 22 de abril de 1966. Dispõe sobre a remuneração de profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária. Brasília: Diário Oficial da União 29 de Abril de 1966.

BRASIL. Lei Federal 6.496, de 07 de dezembro de 1977. Institui a Anotação de Responsabilidade Técnica na prestação de serviços de engenharia, arquitetura e agronomia, autoriza a criação, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia-CONFEA, de uma Mútua de Assistência Profissional, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União 09 de Dezembro de 1977.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PUSCH, JAIME. Ética e responsabilidade profissional. Cadernos do CREA, n. 1, 5. ed. Curitiba, 2008.

SIMONETTI, A. P. M. M.; CAMPOS, M. J.; VENDRAMINI, P. S.; VALLUS, R. P.; ROSSETO, W. F. Levantamento sobre o conhecimento relativo à ética, crea e confea entre os engenheiros agrônomos do município de Ubiratã-PR. Revista Técnico-Científica do Crea-PR, 3. ed. Curitiba, 2015.

Downloads

Publicado

11.07.2019

Edição

Seção

Artigos Técnicos