DIAGNÓSTICO DO CONSUMO DE ENERGIA NO PRÉDIO GARCEZ
Resumo
Atualmente, o consumo energético tem sido um tema bastante relevante nos debates de sustentabilidade. No Brasil, a matriz energética é baseada predominantemente na energia elétrica, apresentando limites de produção frente ao aumento do consumo. Tendo em vista que o aluno de Engenharia de Produção necessita desenvolver a sua habilidade em avaliação e otimização de processos, este trabalho propôs o estudo do consumo energético de um caso piloto com o levantamento dos principais pontos de consumo. O objetivo foi fornecer dados para posteriormente propor mudanças que reduzam o consumo total, sem afetar seus consumidores. Inicialmente, levantou-se todos os equipamentos elétricos instalados no prédio, juntamente com suas potências de consumo. Fez-se uma previsão do tempo de uso, tanto em dias úteis quanto em dias ociosos, e calculou-se os consumos mensais de cada equipamento. Essas considerações foram realizadas para um mês de plena utilização de recursos. Os dados foram, então, classificados por andar e por tipo de equipamento, sendo tratados com a utilização do Diagrama de Pareto. Os principais consumidores de energia elétrica identificados foram os computadores e a iluminação, principalmente localizados nos 1º, 3º e 8º andares.Referências
ALVAREZ, A. L. M.; SAIDEL, M. A.. Uso racional e eficiente de energia elétrica: metodologia para a determinação dos potenciais de conservação dos usos finais em instalações de ensinos e similares. Dissertação de mestrado. Escola Politécnica, USP, 1998. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-1708200 1-000915/pt-br.php. 30/05/2018.
BORTOLIN, E. A.; MARTINS, G. M.. Eficiência energética em iluminação: estudo de caso do compus de uma instituição de ensino superior da serra gaúcha. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização. UFSM, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1314. 19/10/2017.
CASAGRANDE Jr, E. F.; DEEKE, V.. Implantando práticas sustentáveis nos campi universitários: a proposta do “escritório verde” da UTFPR. Revista Educação & Tecnologia, n. 9. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/ pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1102. 30/05/2018.
CASARIN, H. C. S.; CASARIN, S. J.. Pesquisa científica: da teoria à prática. 1a ed. Curitiba, Intersaberes, 2012.
FRANDOLOSO, M. A. L.; et al. Avaliação do desempenho térmico e da eficiência energética no parque construído da Universidade de Passo Fundo – RS. XIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Canela, 2010. Disponível em: http://www.infohab.org.br/entac2014/ 2010/arquivos/429.pdf. 30/05/2018
MORAIS, F. H. M.; et al. Diagnóstico para Eficiência Energética no IFPI: Estudo de Caso no Campus Teresina Central. Anais II Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis, p. 108, Teresina/PI, 2016.
NEPOMUCENO, E. G.; et al. Eficiência Energética: um estudo de caso na realização de pré-diagnóstico energético em estabelecimentos de ensino da região de São Joao Del Rei. I Seminário em Sistemas de Potência, Automação e Controle, 2003, Juiz de Fora. Anais do I Seminário em Sistemas de Potência, Automação e Controle, 2003. v. 1. Disponível em: http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetural/efici%eancia%20energ%e9tica/Estudos%20de%20Casos/eficiencia_energetica_um_estudo_de_caso_na_realizacao_de_pre_diagnostico_energetico_em_estabelecimentos_de_ensino_da_regiao_de_sao_joao_del_rei.pdf . 30/05/2018
SANTOS, M. A.; BARRETO, R. A.. Mapeamento Sistemático. UFAM, 2014. Disponível em:https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1504/1504.01027.pdf. 12/11/2018
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.