ANÁLISE DO POTENCIAL FOTOVOLTAICO DO ESTADO DO PARANÁ
Resumo
Desde o último século lemas como sustentabilidade e preservação tem ganhado pauta nos mais diversos setores da sociedade. Em meio a isso começou a ser discutido sobre as responsabilidades do ser humano enquanto agente causador da degradação do meio visto as recentes catástrofes e desastrosas previsões sobre o que o consumismo desenfreado que vivenciamos atualmente fará com o nosso planeta daqui a não muito tempo. Desde o último século vieram surgindo alarmantes campanhas e encontros em prol da elaboração de uma sociedade que se desenvolva de modo a não agredir o meio e não comprometer os recursos para as gerações futuras. Em meio a este desenvolvimento sustentável entra em discussão a tão crescente demanda energética. Desta forma, a utilização de recursos não renováveis para obtenção de tal energia se tornou alvo de aclamadas críticas, isto sem levar em conta a emissão de poluentes causada pela queima dos combustíveis fósseis. Assim sendo, uma busca por fontes de energia que sejam ditas sustentáveis se inicia. As chamadas energias renováveis entram em cena por conta de seu reduzido nível de poluição ambiental e possível renovação. Deste modo surge a falada energia solar que logo se torna objeto de estudo de inúmeras pesquisas lideradas principalmente pelos países desenvolvidos. Assim, se faz necessária uma profunda análise do potencial fotovoltaico brasileiro e mais especificadamente paranaense em relação à implementação de tal fonte energéticaReferências
TIEPOLO, G. M.; PEREIRA, E. B.; URBANETZ JR, J.; PEREIRA, S. V.; GONCALVES, A. R.; LIMA, F. J. L.; COSTA, R. S., ALVES, A. R. Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná. 1a Edição. Curitiba: UTFPR, 2017.
TIEPOLO, Gerson Máximo; URBANETZ, Jair Junior; PEREIRA, Ênio Bueno; PEREIRA, Silvia Vitorino; ALVES, Alisson Rodrigues. Energia Solar no Estado do Paraná: potencial, barreiras e políticas públicas. Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2016.
COLATUSSO, R. A. A Energia Solar e Sua Contribuição na Matriz Energética do Paraná: aspectos socioambientais e de sustentabilidade local. Tese (mestrado), Universidade Federal do Paraná, Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Curitiba, 2018. Disponível em <https://hdl.handle.net/1884/56253> , Acesso em Fevereiro 2019.
TIEPOLO, Gerson Máximo; CANCIGLIERI, Osiris Junior; URBANETZ, Jair Junior; VIANA, Trajano; PEREIRA, Ênio Bueno. Comparação Entre o Potencial de Geração Fotovoltaica no Estado do Paraná Com Alemanha, Itália e Espanha. V Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2014.
TIEPOLO, Gerson Máximo; CANCIGLIERI, Osiris Junior; URBANETZ, Jair Junior. Estudo do Potencial de Participação das Fontes Renováveis de Energia na Matriz Elétrica do Estado do Paraná. Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.