EXTRATO ALELOPÁTICO DE RAIZ DE CRAMBE SOBRE SEMENTES DE MILHO

Autores

  • Jair Antonio Cruz Siqueira Professor - UNIOESTE
  • Bruna de Villa Academica - UNIOESTE
  • Deonir Secco Professor - UNIOESTE
  • Luciene Kazue Tokura Pós-Doutora - UNIOESTE
  • Pedro Alexandre Develen Cardoso de Lima Academico - UNIOESTE
  • Matheus Rodrigues Savioli Academico - UNIOESTE

Resumo

O uso de fontes alternativas para a produção de óleo tem visado a importância voltada para a cultura do crambe, por apresentar um alto teor de óleo chegando a 44,1%. Porém torna-se de suma importância se observar se a mesma tem algum efeito sobre as grandes culturas comerciais, como no caso do milho. Assim sendo, foi objetivo do trabalho avaliar o efeito de diferentes concentrações de extrato aquoso de crambe no desenvolvimento inicial do milho. O experimento foi conduzido no laboratório de avaliação de sementes e plantas (LASP) e laboratório de física do solo (LAFIS) da UNIOESTE - Cascavel. As sementes de milho foram submetidas a quatro concentrações de extrato de raiz de crambe: 5%, 10%, 15% e 20%, juntamente com a testemunha. As diferentes concentrações foram avaliadas, quanto ao crescimento da parte aérea; crescimento do sistema radicular; massa fresca da parte aérea; massa fresca da parte radicular; massa seca da parte aérea e massa seca da parte radicular. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com 4 repetições por tratamento. A análise estatística constou de análise de variância e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. O extrato das raízes de crambe inibiu o desenvolvimento inicial do milho quanto ao comprimento aéreo, massa fresca e seca da parte aérea.

Referências

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra Brasileira, v.5-safra 2017/2018-n.6. sexto levantamento, março 2018.

KUNZ, K. D.; FICAGNA, T.; VIECELLI, C. A.; MOREIRA, G. C. Alelopatia de extratos de crambe sobre sementes de milheto. Cultivando o Saber. Cascavel, v.5, n.4, p.63-71, 2012

PITOL, C.; BROCH, D.L.; ROSCOE, R. Tecnologia e produção: crambe. Maracajú: Fundação MS, 2010. 60p.

RAS - Regra para análise de sementes. Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brasília, 2009.

SPIASSI, A.; FORTES, A. M. T.; PEREIRA, D. C.; SENEM, J.; TOMAZONI, D. Alelopatia de palhadas de coberturas de inverno sobre o crescimento inicial de milho. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 32, n. 2, p. 577-582, abr/jun. 2011.

Downloads

Publicado

11.03.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos