USO DA CERTIFICAÇÃO FLORESTAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM PINUS TAEDA

Autores

  • Diego Fernando Roters Docente - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Edward Seabra Júnior Docente - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcus Vinícius Ribeiro de Oliveira Docente - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Ilton Agostini Júnior Docente - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Gustavo Ferreira de Oliveira Docente - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
  • Maria Aparecida Ribeiro de Oliveira Docente - Faculdade Estácio de Sá, Polo Lages (SC)
  • Paulo André Trazzi Docente - Universidade Federal do Paraná – UFPR

Resumo

O uso da certificação florestal, é uma ferramenta que auxilia no sistema gestão de empresas, que podem influenciar positivamente as atividades que a empresa executa. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo descrever o papel desempenhado da Certificação Florestal – FSC (Forest Stewardship Council) manejo florestal, em área de produção de Pinus taeda, destacando as principais atividades desenvolvidas, e seus gargalos, identificando a forma de operação, envolvendo o profissional de campo. Os dados foram levantados durante o ano de 2008, mensalmente em todas as atividades de campo (próprios e terceirizados). As técnicas de autoria foram baseadas em entrevistas individuais com pelo menos 3 colaboradores de cada equipe, utilizando a norma regulamentadora 31 e o acompanhamento de um técnico de segurança do trabalho. Após os levantamentos à campo, na parte de escritório o coordenador responsável de cada equipe, recebia o relatório detalhado de cada atividade com as não conformidades (se caso houvesse) e um prazo para a execução, sendo estes dados levantados tabulados, e apresentados em uma reunião de fechamento mensal, demonstrando o desempenho de cada equipe. O rendimento de cada equipe dependia do comprometimento de seus colaboradores, influenciado diretamente pelo superior imediato

Referências

DE LIMA, A. C. B., KEPPE, A. N., ALVES, M. C., MAULE, R. F., & SPAROVEK, G. Impacto da certificação florestal FSC em comunidades agroextrativistas do Acre. Piracicaba: Imaflora. Agri-chains and sustainable development. 2008.

DE FREITAS, A.; PINTO, L.; GOMES, P.; VOIVODIC, M. Manual de Certificação do Manejo Florestal no Sistema Forest Stewardship Council – FSC. IMAFLORA Disponível em: http://www.imaflora.org.br. Acesso em 21 de Julho de 2018.

FSC-BRSIL. FSC Facts & Figures. August, 4, 2017. Disponível em: https://ic.fsc.org/en/facts-and-figures. Acesso em: 20/12/2018.

NARDELLI, A. M. B. Sistemas de certificação e visão de sustentabilidade no setor florestal brasileiro. 2001, 136 f. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2001.

IPEF. Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Como funciona o processo de certificação florestal? 2017. Disponível em: http://www.ipef.br/pccf/faq.asp. Acesso em: 21/12/2018.

REIS, L.; FADIGAS, E.; CARVALHO, C. Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. 1.ed. Barueri, SP: Manole, 2005. 414p.

SILVA, Z. A. G. P. G. Análise econômica da concentração no uso de madeira tropical pelo setor de marcenarias de Rio Branco, Estado do Acre, 1996. Revista Scientia Forestalis, n. 64, p. 48-58, 2003.

Downloads

Publicado

11.03.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos