LEVANTAMENTO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA PRODUÇÃO DE FIOS DE COBRE

Autores

  • Rafaela Franqueto Universidade Regional de Blumenau

Resumo

O uso de cabos produzidos com cobre é fundamental para cabeamento elétrico para automóveis. Esse estudo teve como objetivo realizar o levantamento dos resíduos gerados durante o processo de fabricação de cabos de cobre encapados anti-chamas e a manutenção do processo em um empreendimento na região centro-sul do estado do Paraná. Foi realizado o levantamento produtivo no empreendimento, com fluxogramas bem como a identificação dos resíduos produzidos em cada etapa. Por fim, a minimização dos resíduos durante o processo produtivo, inicia-se com o treinamento de pessoal por meio de programas de educação ambiental e a segregação dos resíduos para um possível reaproveitamento.

Biografia do Autor

Rafaela Franqueto, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Regional de Blumenau.

Referências

ABRAMOVAY, R. Desenvolvimento Sustentável: Qual a Estratégia para o Brasil. Novos Estudos, São Paulo, Julio 2010

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 11.174: Armazenamento de resíduos classes II - não inertes e III – inertes, 1988.

______________________________________________________________. NBR 12.235: Armazenamento de resíduos sólidos perigosos, 1988.

______________________________________________________________. NBR 10.004: Resíduos Sólidos – Classificação, 2004.

BRASIL. Ministério de Estado dos Transportes. Portaria nº. 204, de 20 de maio de 1997.

_________. CONAMA. Resolução nº. 275, de 25 de abril de 2001. Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 19 de junho de 2001.

HEREDIA, B. Sociedade e economia do “agronegócio” no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Vol. 25 nº74; outubro, 2010.

JACOBI, P.R.; BESEN, G.R. Gestão de Resíduos Sólidos em São Paulo: Desafios da Sustentabilidade. Estudos Avançados. 2011. JURAN, J. M. Juran na Liderança pela Qualidade. 2. ed. São Paulo, Pioneira, 1993.

LONDON METAL EXCHANGE (Londres). Metals. 2011.

RODRIGUES, A.R.de. M. Melhoria no processo de trefilação de cobre estudo de caso na indústria metalúrgica. Monografia (MBA em Gestão da Qualidade) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

SILVIA, F.M.; LACERDA, P.S.B. & JUNIOR, J.J. Desenvolvimento Sustentável e Química Verde. Química Nova, Vol. 28, No. 1, 103-110, 2005.

SOUZA, M. T. F., PAULA, M. B. & SOUZA-PINTO, H. O papel das cooperativas de reciclagem nos canais reversos pós-consumo. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, Vol. 52, p 246-262, Brasil, 2011.

Downloads

Publicado

11.07.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos