A VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA COMPARADA COM INVESTIMENTOS DO MERCADO FINANCEIRO

Autores

  • Ewerton Seiti Maeda Engenheiro Eletricista
  • Igor Bertolino Schram Engenheiro Eletricista

Resumo

Tendo em vista a constante variação tarifária praticada pelas concessionárias de energia, e a busca por opções de energia mais confiáveis, consumidores estão procurando alternativas à tradicional forma de obtenção da energia através das concessionárias. Este trabalho objetiva analisar os custos com energia elétrica de uma indústria farmacêutica localizada no estado do Paraná. Oferece um estudo para geração própria, e compara este com as principais alternativas de investimentos financeiro disponíveis no mercado nacional. Com o objetivo de reduzir o custo excessivo em horário de ponta, é proposta a implementação de um grupo motor gerador, dimensionado com base na demanda máxima e consumo mensal de energia elétrica da indústria. A fim de dar confiabilidade dos resultados, os custos foram levantados diretamente com fornecedores especializados em serviços, equipamentos e materiais necessários para instalação do grupo motor gerador. Já as opções de investimentos foram consultadas em uma corretora de valores. Com os dados levantados, foi possível chegar a uma economia mensal de R$16.607,89 com tempo de payback de cinquenta e cinco meses. Conclui-se que, além do aumento da confiabilidade desse sistema, a economia mensal e o tempo de retorno do investimento o torna oportuno para a empresa.

Biografia do Autor

Ewerton Seiti Maeda, Engenheiro Eletricista

Funcionário do Crea-PR, setor de Relações Institucionais - Gestão de Entidades de Classe.

Referências

ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Resolução nº 456: estabelece de forma atualizada e consolidada, as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica.

ANTONIK, Luiz Antônio, Revista FAE, 2004.

ARAÚJO, Carlos André S.; CÂNDIDO, José Roberto R.; DE SOUZA, Flávio Câmara; DIAS, Marcos Pereira. Proteção de Sistemas Elétricos. Inter ciência, 2005.

BRUNI, Adriano Leal. Certificação profissional ANBID Série 10 (CPA10). São Paulo: Atlas, 2010.

CASAGRANDE, Cristiano Gomes; MENEZES, Ederson Luiz. Aplicação do Biodiesel na Geração de Energia Elétrica. XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. SENDI 2008 - 06 a 10 de outubro. Olinda - Pernambuco – Brasil.

CERBASSI, Gustavo, 1974. Investimentos inteligentes: para conquistar e multiplicar seu primeiro milhão. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008.

COPEL. NTC 903105: Geração própria com paralelismo momentâneo.

COPEL. NTC 903107: Geração própria – operação isolada em emergência.

CUMMINS. Engenharia de aplicações para Grupos Geradores arrefecidos a água. São Paulo, Cummins Power Generation, 2011.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA – EPE. Informe à Imprensa. Demanda de energia elétrica – 10 anos. EPE, Rio de Janeiro, 2011.

R7 NOTICIAS. Renda fica é o investimento mais indicado para quem quer evitar riscos. 18 de julho de 2011. Disponível em: <http://noticias.r7.com/economia/noticias/renda-fixa-e-o-investimento-mais-indicado-para-quem-quer-evitar-riscos-20110718.html?question=0.>. Acesso em 25. abr. 2018.

TESOURO DIRETO. Entenda cada título no detalhe. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-entenda-cada-titulo-no-detalhe#this>. Acessado em 04 fev. 2018.

VEIGA, Humberto, E-Book: tudo sobre CDB, série: Aplique para mim. São Paulo. 11 de outubro de 2009. Disponível em: <http://www.betoveiga.com/log/index.php/2009/10/tudo-sobre-cdb-em-uma-unica-apostila >. Acesso em: 02 jun. 2018.

Downloads

Publicado

07.08.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos