IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO GEOMORFOLÓGICO NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE SULINA, PARANÁ

Autores

  • Rebeka Aparecida Almeida dos Santos Geógrafa
  • Wellington Barbosa da Silva Geógrafo; Professor Colaborador – Departamento de Geografia – UNICENTRO: Campus CEDETEG

Resumo

O presente artigo é parte do trabalho de conclusão do Curso de Geografia Bacharelado da UNICENTRO, realizado a partir de visitas feitas ao município de Sulina, estado do Paraná, com o intuito de atualizar o Plano Diretor do município. Durante as visitas, observou-se o contexto geológico/geomorfológico da região, onde pode ser identificada necessidade de planejamento urbano, do ponto de vista estrutural, para expansão do perímetro urbano do município, bem como para corrigir falhas relativas aos locais já ocupados dentro da malha urbana de Sulina. Com base no mapeamento geológico-geomorfológico e na observação em campo da área, buscou-se propor alternativas que auxiliarão no desenvolvimento, expansão e gestão de Sulina, de maneira ordenada e sustentável, a fim de minimizar/evitar problemas ambientais e econômicos futuros. Demonstrando a importância de trabalhos técnicos e práticos relacionados a conceitos teóricos na área da geografia para o planejamento e gestão urbana, elevando a participação do profissional geógrafo.

Biografia do Autor

Rebeka Aparecida Almeida dos Santos, Geógrafa

Funcionário do Crea-PR, setor de Relações Institucionais - Gestão de Entidades de Classe.

Referências

AB’SABER, Aziz Nacib. (Re)pensando o futuro. In Revista Scientific American. Ano 3 – número 27. Agosto de 2004.

ARMESTO, Regina Celia Gimenez. Caderno 4: ação da água da chuva no planeta Terra. Parte 2. 2012. Disponível em: http://dspace.cprm.gov.br/xmlui/bitstream/handle/doc/17200/car_acao_agua_ch uvas_caderno4.pdf?sequence=1 Acesso em: 12 agosto 2018.

CASTRO, A. L. C. MANUAL DE DESASTRES. Desastres Naturais–vol. I. Ministério da Integração Nacional, Secretaria Nacional de Defesa Civil. Brasília- DF, 2003.

CHRISTOFOLETTI, A. Contribuições ao ensino da geomorfologia. Notícia geomorfológica, v. 17, p. 85, 1969.

DE SAMPAIO DAGNINO, Ricardo; JUNIOR, Salvador Carpi. Risco ambiental: conceitos e aplicações. CLIMEP-Climatologia e Estudos da Paisagem, v. 2, n. 2, 2007.

HIGHLAND, Lynn M.; BOBROWSKY, Peter. O Manual de Deslizamento–Um Guia para a Compreensão de Deslizamentos. Reston, Virginia, US Geological Survey Circular, v. 1325, 2008.

KAWAKUBO, Fernando Shinji et al. Caracterização empírica da fragilidade ambiental utilizando geoprocessamento. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil, p. 16-21, 2005.

OLIVEIRA, E. L. de A. Áreas de Risco Geomorfológico na Bacia Hidrográfica do Arroio Cadena, Santa Maria/RS: Zoneamento e Hierarquização. 2004. 141f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

RAMPAZZO, Sônia Elisete. Proposta conceitual de zoneamento ambiental para o município de Erechim (RS) São Carlos: UFSCar, 2003. 177 p.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geomorfologia: ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 1997. 85 p.

SAADI, A.. A Geomorfologia como ciência de apoio ao planejamento urbano em Minas Gerais. Belo Horizonte, 1996. Disponível em:http://www.igc.ufmg.br/geonomos/PDFs/5_2_01_04_Saadi.pdf>. Acessado em 14 de abril de 2018.

TOMINAGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; DO AMARAL, Rosangela. Desastres naturais: conhecer para prevenir. Instituto geológico, 2009.

WEBER RECKZIEGEL, Bernadete; DE SOUZA ROBAINA, Luis Eduardo. Riscos geológico-geomorfológicos: revisão conceitual. Ciência e Natura, v. 27, n. 2, 2005.

Downloads

Publicado

07.08.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos