INOVAÇÕES NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) SOB A ÓTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Giovanna Reinehr Tiboni Universidade Federal do Paraná
  • Márcia de Andrade Pereira Bernardinis Universidade Federal do Paraná

Resumo

A Indústria 4.0 e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em todos os setores têm demandado profissionais com habilidades que incluem a capacidade de tomar decisão, trabalhar em equipe, adaptar-se a mudanças e comprometer-se com o aprendizado constante ao longo da vida. Métodos tradicionais de ensino-aprendizagem não suprem essa necessidade do mercado de trabalho, uma vez que, em geral, atingem apenas os níveis mais baixos da Taxonomia de Bloom Revisada, caracterizados pela reprodução do conhecimento. Metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem têm se apresentado como uma alternativa para desenvolver no discente habilidades de mais alta ordem como: analisar, avaliar e criar. No entanto, os docentes das áreas de tecnologia, normalmente não possuem formação pedagógica, o que dificulta a mudança de paradigma em sala de aula. Portanto, o objetivo geral desse trabalho é desenvolver uma abordagem para a introdução de metodologias de aprendizagem ativa a ser utilizada por docentes sem formação no âmbito pedagógico. Para isso, foi aplicado o método de pesquisa-ação, em dois ciclos, iniciando pela análise e melhoria da disciplina de Mecânica das Estruturas II, ministrada no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e concluindo com o desenvolvimento da abordagem InovAtiva: Um Guia para a Inovação na Graduação. Avaliações qualitativas demonstraram que o uso de metodologias ativas em disciplinas técnicas, como a analisada, apresenta melhorias significativas no engajamento do estudante no processo de aprendizagem, bem como o coloca em situações similares às que encontrará no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Giovanna Reinehr Tiboni, Universidade Federal do Paraná

Funcionário do Crea-PR, setor de Relações Institucionais - Gestão de Entidades de Classe.

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Publicado

07.08.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos