CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE AGREGADOS GRAÚDOS PARA UTILIZAÇÃO NA PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS

Autores

  • Felipe Chandelier Geólogo – Mineral Geologia
  • Adriana Ahrendt Talamini Professora Dr.ª – Universidade Federal do Paraná
  • Rosiney Gandolfi Machado Geólogo/Diretor Técnico – Mineral Geologia

Resumo

Os agregados graúdos correspondem ao esqueleto pétreo de uma estrada não pavimentada e a utilização de material inadequado pode acarretar inúmeros problemas estruturais à via. No presente trabalho realizou-se a caracterização tecnológica de agregados graúdos que são empregados na pavimentação de estradas vicinais ao longo do segundo planalto paranaense, com o intuito de estabelecer critérios práticos para avaliação desse tipo de material, assim como identificar as principais características geológicas responsáveis por cascalho de qualidade. Ao todo foram feitos cinco ensaios de caracterização tecnológica, sendo eles: Descrição Macroscópica, Análise Granulométrica, Obtenção do Índice de Forma, Abrasão Los Angeles e Determinação da Massa Unitária. Considerando tais características avaliou-se o cascalho produzido em 12 minas que exploram diferentes tipos de rochas (diabásio, basalto, andesito, siltito e diamictito). Os ensaios selecionados, assim como a formulação desenvolvida para avaliação das características desejadas em agregados graúdos utilizados para a pavimentação foram satisfatórios, condizendo com a realidade. As amostras de cascalho foram ainda agrupadas em classes de acordo com os resultados obtidos nos ensaios, o que permitiu indicar a disposição geográfica de jazidas com materiais adequados para o fim que se propõe. De modo geral, os agregados de rochas ígneas apresentam melhores características em relação aos de rochas sedimentares, desta forma agregados de rochas ígneas apresentaram melhor custo-benefício a longo prazo. Os agregados que são explorados apenas por escarificação apresentaram menor custo de produção quando comparados aos agregados que são britados, todavia, as características desse material britado são melhores que o cascalho alterado apenas escarificado.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 7217: Agregados – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro: ABNT, 1987.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR NM 51: Agregados graúdos – Ensaio de abrasão “Los Angeles”. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR NM 45: Agregados – Determinação da massa unitária e do volume de vazios. Rio de Janeiro: ABNT, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 7809: Determinação do índice de forma pelo método do paquímetro. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER). DNER-ME 086/94: Agregados – Determinação do índice de forma. Rio de Janeiro: DNER, 1994.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER). DNER-ES 308/97: Pavimentação – Tratamento superficial simples. Rio de Janeiro: DNER, 1997.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER). DNER-ME 035/98: Agregados – Determinação da abrasão “Los Angeles”. Rio de Janeiro: DNER, 1998.

DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO (DER/SP). Manual Básico de Estradas e Rodovias Vicinais. São Paulo, 2012, v. 1, p. 226. Disponível em: <ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/manuais/Manual_Basico_de_

Estradas_e_Rodovias_Vicinais-Volume_I.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2018.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL (DNPM). Economia Mineral do Brasil. Brasília: DNPM, 2009, v. 1, p. 764.

FRAZÃO, E.B. Tecnologia de rochas na construção civil. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2002.

FRAZÃO, E.B.; AUGUSTO JUNIOR, F. Procedimentos para avaliação da alterabilidade de rochas. Associação Brasileira de Pavimentação (ABPV), Belo Horizonte, 1994, v. 1, p. 48-84.

FRAZÃO, E.B.; PARAGUASSU, A.B. Materiais Rochosos para Construção. Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE), São Paulo, 1998, v. único, p. 331-342.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Malha Municipal Paraná. Base de Dados, 2015 Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_municipais/municipio_2015/UFs/>. Acesso em: 20 nov. 2018.

MINEROPAR, Serviço Geológico do Paraná. Mapa Geológico do Estado do Paraná - Folha de Telêmaco Borba (SG.22-X-A), 1:250.000. Paraná, 2006a.

MINEROPAR, Serviço Geológico do Paraná. Mapa Geológico do Estado do Paraná - Folha de Cornélio Procópio (SF.22-Z-C), 1:250.000. Paraná, 2006b.

Downloads

Publicado

07.08.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos