REVISÃO HISTÓRICA SOBRE A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
Resumo
A interferência antrópica em objetos antigos é permeada de muitas incertezas, mesmo quando pretende-se realizar o restauro, a manutenção e a reabilitação dos mesmos. De acordo com Confúcio, filósofo chinês, o homem que deseja prever o futuro deve primeiro estudar o passado. A partir desta afirmação, este artigo pretende, através de uma revisão histórica, contribuir como alicerce dos conceitos atuais e vindouros da conservação do patrimônio arquitetônico. O estudo inicia-se nas primeiras concepções sobre o tema ainda na Idade Antiga e evolui cronologicamente pela Idade Média, Modernidade, os últimos dois séculos e as perspectivas atuais a respeito do restauro e da preservação de edificações antigas.Referências
AGUIAR, J. Estudos cromáticos nas intervenções de conservação em centros históricos. 1999. Universidade de Évora, 1999.
BRANDI, C. Teorial Del Restauro. Ed. di storia e letteratura, 1963.
CALDEIRA, C. C. Conservação Preventiva: histórico. Revista CPC, 2005.
CHOAY, F. Alegoría del patrimonio. Cuatro cuadernos. Apuntes de arquitectura y patrimonio, 2007.
DE NAEYER, A.; ARROYO, S.; BLANCO, J. Krakow Charter: principles for conservation and restoration of built heritage. 2000.
ELIAS, I. B. Conservação e restauro de obras com valor de contemporaneidade. 2010.
HENRIQUES, F. A conservação do património histórico edificado. Lisboa: LNEC, 1991.
JOKILEHTO, J. Considerations on authenticity and integrity in World Heritage context. City & Time, 2006.
JUSTICIA, M. J. M.; MARTÍNEZ, D. S.-M.; MARTÍNEZ, L. S.-M. Historia y teoría de la conservación y restauración artística. Tecnos, 2008.
LUSO, E.; LOURENÇO, P. B. Breve história da teoria da conservação e do restauro. Revista Engenharia Civil da Universidade do Minho, 2004.
MIGUEL, A. M. M.; MOZO, A. G. La conservación y la restauración en el siglo XX. Editorial Tecnos, 2004.
RIVERA, J. Restauración arquitectónica desde los orígenes hasta nuestros días. Teoria e Historia de La resturacíon. Tomo 1: Máster de Restauración e Rehabilitación del Patrimonio, 1997.
TAVARES, M. L. A conservação e o restauro de revestimentos exteriores de edifícios antigos: “Uma metodologia de estudo e reparação”. Preservation, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.