ANÁLISE DE VIABILIDADE TECNICO-ECONÔMICA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ITAPARICA

Autores

Resumo

Visando reduzir os impactos sobre o consumo de energia elétrica e agregar uma economia de gastos de recursos públicos, o presente artigo tem a finalidade de analisar uma proposta de instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica em uma escola técnica estadual de ensino integrado, com intuito de apresentar através de estudos quantitativos e qualitativos a viabilidade dessa implantação, levando-se em consideração as variáveis de consumo e investimentos. Além disso, o trabalho visa avaliar a grandeza no retorno econômico, social e ambiental ao término do referente estudo, pois se trata de um projeto de implantação que utiliza uma energia limpa proveniente da irradiação solar produzida pelo sol, ou seja, além de infringir o meio ambiente, traz benefícios não só econômicos pontuais, mas também sociais e coletivos, pois se trata de economia de recurso público. Para realização do estudo optou-se por uma revisão bibliográfica com critérios de seleção com a inclusão de artigos, obras literárias, manuais e endereços eletrônicos que foram escolhidos para evidenciarem as variáveis aplicadas ao foco principal do presente estudo, analisando também orçamentos e dados técnicos de equipamentos existentes no mercado de energia solar, onde confirmaram os referidos retornos e comprovaram a viabilidade de implantação do sistema.

Biografia do Autor

Ana Carolina Tedeschi Gomes Abrantes, Centro Universitário Internacional UNINTER

Possui graduação em Engenharia Química (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2015) em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora e tutora da UNINTER nos cursos de Engenharia. É integrante do Conselho de Pesquisa e do Grupo de Trabalho de Políticas de Integração para o Ensino, Pesquisa e Extensão desta mesma instituição. Tem experiência na área de Utilidades, Gestão de Projetos, Eletroquímica e Corrosão. Atualmente ministra as disciplinas de Química Geral, Mecânica dos Fluidos e Sistemas Térmicos e Energéticos.

Referências

CAMARGO, Lucas Tamanini. Projeto de Sistemas Fotovoltaicos conectados à Rede Elétrica. Dissertação de Graduação. Londrina – PR, 2017.

CRESESB. Potencial Solar - SunData. Cresesb, 2019. Disponível em: <http://www.cresesb.cepel.br/index.php#localidade_36376>. Acesso em: 15 abr. 2019.

EPE. 1º leilão de energia de reserva – Exercício 2016, Empresa de Pesquisa Energética. Brasília – RJ, 2016. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-74/1LER2016a.pdf#search=energia%20solar >. Acesso em: 10 abr. 2019.

FONTENELE, Luiz Fernando Almeida. AVALIAÇÃO DE CONFIGURAÇÕES DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Dissertação de Pós-Graduação. São Paulo - SP, 2018.

NASCIMENTO, Rodrigo Limp. Energia Solar no Brasil: Situação e Perspectivas. Brasília. Câmara dos Deputados. 2017.

NETO, Borges, M. R., CARVALHO, Paulo. Geração de energia elétrica: fundamentos. 1. ed. São Paulo: Érica, 2012.

VILLALVA, M. G.; GAZOLI, J. R. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicações. São Paulo: Érica, 2012.

Downloads

Publicado

31.03.2020

Edição

Seção

Artigos Científicos