USO DE DRONES PARA ESTIMAR O VOLUME DE RESÍDUOS SÓLIDOS APARENTES E DIAGNOSTICAR AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE UM ATERRO SANITÁRIO NO LITORAL DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL

Autores

  • Cesar Aparecido da Silva Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-8057-2372
  • Tânia Jaqueline Rebinski
  • Sara Priscila Teles
  • Gustavo Tavares Krüger
  • Magna Mara Barros
  • Alan D’Oliveira Correa
  • Alexandre Bernadino Lopes Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente estudo teve como objetivo estimar o volume dos resíduos aparentes em um aterro sanitário doméstico e avaliar as suas condições ambientais utilizando-se de um drone. O estudo foi realizado no aterro sanitário localizado no município de Pontal do Paraná-PR, próximo às praias, e que atende através de consórcio os municípios de Matinhos e Pontal do Paraná. Para obtenção dos dados, foi realizado a captura de imagens através de uma câmera de alta resolução acoplada a um drone que, previamente, teve traçado um plano de voo sobre a área do aterro.  As imagens obtidas foram processadas a fim de elaborar um modelo de elevação do terreno para posterior análises altimétricas. Observou-se sobre o aterro, um amontoado de resíduos sólidos descobertos ocupando um volume de 69.331,80 m3, o que representa 11.238,00 m2 da área do aterro, ocasionando mau cheiro e atraindo aves, insetos e roedores.  Além disso, foi observado uma pilha de 2.483,40 m3 de resíduos que deslizou sobre uma área de barreira verde, comprometendo a qualidade ambiental da região. O uso do drone mostrou ser uma tecnologia alternativa para estudos topográficos em locais de difícil acesso e altamente insalubres, evitando riscos à saúde ocupacional.

Biografia do Autor

Cesar Aparecido da Silva, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro AmbientalEspecialista em MBA em Gestão AmbientalEspecialista em Engenharia de Segurança do TrabalhoMestrado e Doutorado em Ecologia e ConservaçãoPós-doutorado em Engenharia Ambiental e Sanitária 

Alexandre Bernadino Lopes, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Engenharia de AgrimensuraMestrado em Geofísica Doutorado em Oceanografia Física 

Referências

Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. Disponível em: < http://abrelpe.org.br/panorama/> Acesso em: 07 Jul. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13.896: Aterros de resíduos não perigosos - Critérios para projeto, implantação e operação. Rio de Janeiro, 1997.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8419: Apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos - projetos. Rio de Janeiro, 1992.

BETANIN, E. I.; SILVA, C. A. Reciclagem no município de Rolândia-PR: conscientização é possível. Revista de Ciências Ambientais, v. 10, p. 45-54, 2016.

CATAPRETA, C.A.A; SIMÕES, G. F. Monitoramento Ambiental e Geotécnico de Aterros Sanitários. VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 2016

Consórcio Intermunicipal Aterro Sanitário – CIAS. Relatórios mensais. Pontal do Paraná, 2019.

FIGUEREDO, C. S. Caracterização Físico-Química e Microbiológica da Lagoa de Polimento e das Lagoas do entorno do Aterro Sanitário de Pontal do Paraná.151f. Dissertação (Mestrado em Sistemas Costeiros) – Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

HOERLLE, G.S.; SANTINI, J., PORTELA, N.B., BONATTO, S.W., SANTOS, H.J. Monitoramento de áreas de proteção permanente através de imagens e ortofotos geradas por VANTS e fotogrametria. Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais – IBEAS. Porto Alegre, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Matinhos. Disponivel em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/matinhos.html> Acesso em: 07 Jul 2020.

IPARDES. Município de Pontal do Paraná. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=83255> Acesso em: 07 Jul. 2020.

ISIOYE, A.O.; JOBIN, P. An Assessment of Digital Elevation Models (DEMs) From Different Spatial Data Sources. Asian Journal of Engineering, Sciences & Technology, v. 2, n.1, p. 2-17, 2011.

MELLO, C.C.S.; SALIM, D.H.C.; TEIXEIRA, L.P.T. Uso de Vant como ferramenta auxiliar na gestão integrada de aterros sanitários. Blucher Engineering Proceedings, Editora Blucher, p.1-11, 2017.

PORTELLA, M. O; RIBEIRO, J.C.J. Aterros sanitários: aspectos gerais e destino final dos resíduos. Revista Direito Ambiental e Sociedade. 2014.

PRUDKIN, G.; BREUNIG, F. Drones e ciência: teoria e aplicações metodológicas. FACOS-UFSM, 2019.

RASSOLIN, P. Proposta de um modelo de manejo de resíduos sólidos no litoral paranaense: Estudo de caso Consórcio Intermunicipal Aterro Sanitário. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas). UFPR, Curitiba. 2002

RODRIGUES, D.A.; GALLARDO, A.L.C.F. Vantagens da aerofotogrametria por drone na obtenção de dados topográficos em estudos de lixões e aterros sanitários. In: VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. Anais. São Paulo, 2018.

SILVA, C; PRZYBYSZ, L.C.B. Sistema de gestão ambiental. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. 180p.

SILVA, C.A.; ANDREOLI, C.V. Compostagem como alternativa a disposição final dos resíduos sólidos gerados na Ceasa Curitiba/PR. Engenharia Ambiental (Online), v. 7, p. 27-40, 2010.

SILVA, C.A.; CORREA, A.O.; FIGUEIREDO, M.V.O.; PRANDINI, M.K.; CARVALHO JUNIOR, M.; OLIVEIRA, V.R.P. Diagnóstico da restinga de Pontal do Paraná, litoral paranaense, através da utilização de drones. Rev. Cient. CREAPR, p. 9-15, 2018.

STRAPAÇÃO, S.; CARDINALI, S.; SILVA, C.A. Análise da geração de resíduos sólidos domiciliares do município de campo magro - PR, Brasil. Extensão em foco, v. 18, p. 89-102, 2018.

VICENZI, D.; SILVA, C.; FRANCA, R.G. Diagnóstico dos resíduos sólidos domiciliares da cidade de Guatambu-SC. Revista Técnico Científica do CREA-PR, v. 8, p. 1-21, 2019.

Downloads

Publicado

29.01.2021

Edição

Seção

Artigos Científicos