Aplicação da metodologia PDCA para atenuação de riscos no processo de manutenção de uma escavadeira elétrica a cabo

Autores

  • Herivaldo Pascoal da Silva Filho Universidade Federal do Pará
  • César Tadeu Nasser Medeiros Branco Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-2394-3701
  • Kelvin Alves Pinheiro Universidade Estadual de Campinas
  • Sérgio Aruana Elarrat Canto Universidade Federal do Pará

Resumo

Segurança e saúde ocupacional são duas abordagens estritamente relacionadas dentro de indústrias de mineração. Enquanto as indústrias de mineração almejam por crescimento sustentável de suas operações, deve-se haver um equilíbrio na busca por maior faturamento e segurança na execução das atividades. Este trabalho realiza uma medida corretiva em uma escavadeira elétrica a cabos, com o objetivo de atenuar riscos graves e reduzir a potencial materialização de acidentes na manutenção de troca de cabo de aço destas máquinas. Para isso foi utilizado o método do ciclo PDCA para adoção da medida corretiva. Na etapa de planejamento foi desenvolvido o gerenciamento de riscos e concluído com o plano de ação 5W1H. Em seguida o projeto foi executado, avaliado quanto à atenuação dos riscos e padronizados. Como resultados, a equipe de engenharia realizou a soldagem de uma extensão no teto da casa de máquinas da escavadeira, reduzindo o risco de grave para moderado, proporcionando mais segurança às atividades envolvidas na troca de cabo de aço da escavadeira elétrica aos colaboradores.Segurança e saúde ocupacional são duas abordagens estritamente relacionadas dentro de indústrias de mineração. Enquanto as indústrias de mineração almejam por crescimento sustentável de suas operações, deve-se haver um equilíbrio na busca por maior faturamento e segurança na execução das atividades. Este trabalho realiza uma medida corretiva em uma escavadeira elétrica a cabos, com o objetivo de atenuar riscos graves e reduzir a potencial materialização de acidentes na manutenção de troca de cabo de aço destas máquinas. Para isso foi utilizado o método do ciclo PDCA para adoção da medida corretiva. Na etapa de planejamento foi desenvolvido o gerenciamento de riscos e concluído com o plano de ação 5W1H. Em seguida o projeto foi executado, avaliado quanto à atenuação dos riscos e padronizados. Como resultados, a equipe de engenharia realizou a soldagem de uma extensão no teto da casa de máquinas da escavadeira, reduzindo o risco de grave para moderado, proporcionando mais segurança às atividades envolvidas na troca de cabo de aço da escavadeira elétrica aos colaboradores.

Biografia do Autor

César Tadeu Nasser Medeiros Branco, Universidade Federal de Santa Catarina

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Participou do programa de iniciação científica no período de 09/2012 a 09/2013 seguindo a linha de pesquisa em Materiais Compósitos. Estagiário do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON) na UFPa em 2015, trabalhando na revitalização das bancadas de compressor e bomba. Estagiário de férias na Alcoa World Alumina em Juruti PA, na qual desenvolveu diversos projetos mecânicos no período de julho a setembro de 2015. Concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPa em 2018. No mesmo ano atuou como professor de magistério superior substituto na UFPa onde ministrou as disciplinas de Projetos Industriais, Gestão da Qualidade Total, Gerência da Produção e Prevenção de Acidentes no Trabalho. Atualmente é aluno de doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Kelvin Alves Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Engenharia Mecânica (2016), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2019) e Mestrado em Engenharia Mecânica (2020) obtidos pela Universidade Federal do Pará. Ao final de sua graduação recebeu dois prêmios referentes ao seu desempenho durante o curso. O primeiro foi o PRÊMIO KAWAGUCHI, criado a partir de um convênio entre a ALBRAS e a UFPA e concedido desde 1988 aos alunos concluintes com maiores coeficientes de rendimento geral (CRG) e o segundo é o PRÊMIO PROF. SEIHÓ GUSHI, concedido desde 1989 pelo Clube de Engenharia do Pará e destinado ao formando em engenharia mecânica que tenha obtido o primeiro lugar no ano da premiação. Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica/UNICAMP. Foi professor substituto lotado na Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia da UFPA. Participou do projeto de viabilização da substituição dos motores das lanchas escolares (à gasolina) do governo federal no Projeto Lanchas Escolares, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos sistemas de propulsão em pequenas embarcações, tais como vibrações em embarcações devido ao sistema de propulsão, medição e análise do consumo de combustível em motores marítimos. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à sistemas eólicos e hidrocinéticos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica com ênfase em Mecânica Aplicada e Sistemas Mecânicos.

Sérgio Aruana Elarrat Canto, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1985), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (2014). Atua principalmente nos seguintes temas: ergonomia, segurança do trabalho, analise ergonômica do trabalho, geração de energia por biomassa vegetal, projeto de produto. Atualmente é docente da Faculdade de Engenharia Mecânica, na área de Gestão e Mnautenção, da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

20.07.2021

Edição

Seção

Artigos Científicos