SHARED-GIS: UMA PLATAFORMA PARA MAPEAMENTO COLABORATIVO DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA VOLTADO À ACESSIBILIDADE

Autores

  • Gustavo Rodrigo Werle Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná
  • Silvana Philippi Camboim Professora de graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e no Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas – UFPR

Resumo

A acessibilidade voltada a mobilidade urbana em grandes centros se tornou um desafio para a redução das desigualdades nas cidades. Para que ocorra a urbanização sustentável e acessível a todos, é necessário que existam dados geográficos confiáveis para auxílio na tomada de decisão. No Brasil a aquisição de dados geográficos é um grande desafio por conta do seu vasto território e do baixo investimento público na área de Cartografia. Uma solução muito interessante é a adoção do VGI (Volunteered Geographic Information) para a aquisição de tais dados, que utiliza voluntários para a aquisição de dados. Neste trabalho, foi desenvolvida uma plataforma webgis focada no conceito VGI dentro do tema acessibilidade em mobilidade urbana para auxiliar o capítulo da organização Youth Mappers da Universidade Federal do Paraná a desenvolver um projeto que visa realizar o mapeamento colaborativo de feições voltadas a acessibilidade, visto que os editores VGI atuais, como o OpenStreetMap iD e o JOSM não possuem as ferramentas específicas para lidar com o problema.

Biografia do Autor

Gustavo Rodrigo Werle, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná

Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor – UFPR

Referências

BARBOSA, A. S. Mobilidade urbana para pessoas com deficiência no Brasil: um estudo em blogs. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 8, n. 1, p. 142-154, 2016.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm

COLEMAN, J. D.; GEORGIADOU, Y.; LABONTE, J. Volunteered Geographic Information: The nature and motivation of produsers. International Journal of Spatial Data Infrastructures Research, vol.4, 2009.

FURLANETTI, T. L. R. Projeto cartográfico para web mapas: um caso aplicado ao ecoturismo da Ponta do Gravatá-Florianópolis-SC. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), 2005.

GOMIDE A. D. Á.; GALINDO, E. P. A mobilidade urbana: uma agenda inconclusa ou o retorno daquilo que não foi. Estudos avançados, v. 27, n. 79, p. 27-39, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico: 1950. Rio de Janeiro: IBGE, Departamento de População, 1950. Relatório Técnico.

JOHNSON, P. A.; SIEBER, R. E. Situating the adoption of VGI by government. Crowdsourcing geographic knowledge. Springer, Dordrecht, 2013. p. 65-81.

LEAFLET. Zoom Levels. Disponível em: https://leafletjs.com/examples/zoom-levels/. Acesso em: 15 fev. 2021.

LITMAN, T. Evaluating public transit benefits and costs. Victoria, BC, Canada: Victoria Transport Policy Institute, 2015.

MACHADO, A. A. Compatibilização semântica entre o modelo de dados do openstreetmap e a especificação técnica para estruturação de dados geoespaciais vetoriais (ET-EDGV). Dissertação apresentada no curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2020.

MACHADO, A. A.; CAMBOIM, S. P. Mapeamento colaborativo como fonte de dados para o planejamento urbano: desafios e potencialidades. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 11, 2019.

MATERIAL DESIGN. Icons. Disponível em: https://material.io/resources/icons/?style=baseline. Acesso em: 15 fev. 2021.

MELLO, A.; PORTUGAL, L. Um procedimento baseado na acessibilidade para a concepção de Planos Estratégicos de Mobilidade Urbana: o caso do Brasil. EURE (Santiago), v. 43, n. 128, p. 99-125, 2017.

MOZZILA. Uma visão geral do HTTP. Disponível em: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTTP/Overview. Acesso em: 15 fev. 2021.

MOZZILA. Métodos de Requisição HTTP. Disponível em: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTTP/Methods. Acesso em: 15 fev. 2021.

OPENSTREETMAP About. Disponível em: https://www.openstreetmap.org/about. Acesso em: 01 fev. 2021.

OPENSTREETMAP Controle de Qualidade. Disponível em: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Controle_de_qualidade. Acesso em: 02 fev. 2021.

OPENSTREETMAP YouthMappers. Disponível em: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/YouthMappers. Acesso em: 02 fev. 2021.

PISETTA, A. J. Percepção de Símbolos Pictóricos para o Mapeamento de Referência em Dispositivos Móveis. Dissertação apresentada no curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2021.

QGIS SVG Images. Disponível em: https://svn.osgeo.org/qgis/trunk/qgis/images/svg/. Acesso em: 10 fev. 2021

RUSSO, Francesco; RINDONE, Corrado; PANUCCIO, Paola. The process of smart city definition at an EU level. WIT Transactions on Ecology and the Environment, v. 191, p. 979-989, 2014.

SILVEIRA, F. Proposição de Símbolos Pontuais para o Mapeamento Topográfico em Escala Grande com Base na Percepção de Usuários. Dissertação apresentada no curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2019.

Downloads

Publicado

27.09.2021

Edição

Seção

Artigos Especiais