APLICAÇÃO DA PLATAFORMA BIM NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE UMA CENTRAL GERADORA HIDRELÉTRICA

Autores

  • Rafaela Giachini da Silva Engenheira Civil – Centro Universitário Unisep – CEEUN
  • Douglas Everton Cadore Mestre em Engenharia Civil – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Taienne Winni Paiz Ecker Mestra em Engenharia Civil – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Analice Pinzon Balena Mestra em Tecnologia e Gestão da Inovação – Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

Resumo

Para a elaboração de projetos, o uso dos softwares aparece como uma forma de se obter melhor visualização dos elementos. Com isso, o software mais utilizado é o AutoCad, no qual representou grande progresso, visto que substituiu os desenhos manuais. Essa ferramenta apresenta projetos em 2D, que resultam em desenhos com linhas e curvas. Já a Plataforma Building Information Modeling, ou Plataforma BIM, apresenta-se como uma alternativa aos processos tradicionais de projeto, pois realiza uma modelagem que vai desde o 3D até o 6D, trabalhando com diversas informações, como custos, materiais, resistência, etc. Contudo, a metodologia BIM é mais comum na realização de projetos e obras verticais, como casas e prédios. Por isso, o presente estudo consiste na elaboração de projetos de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH), onde esses projetos foram feitos em 3D com o uso do software Revit e o planejamento da obra foi elaborado no MS Project. Assim, a modelagem 3D foi compatibilizada com o planejamento no Navisworks, gerando um modelo 4D. Dessa maneira, muitos benefícios foram apontados, como a obtenção de uma melhor visualização, integração, análise e gestão dos projetos e também a detecção de possíveis problemas e incompatibilidades. Além disso, com informações mais precisas obtidas através do BIM, pode-se obter maior economia de tempo e de orçamento, visto que se trata de uma obra de grande porte.

Referências

BAIA, Denize Valéria Santos. Uso de ferramentas BIM para o planejamento de obras da construção civil. 2015. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

BORTOLATO, Vanessa de Luca. Criação de cenário realista 3D. 2015. Projeto de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

BRASIL. Lei nº 13.360, de 17 de novembro de 2016. Altera a lei 9.074, de 7 de julho de 1995 e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, nov. 2016.

DERITTI, Marco Deouro. A importância da interoperabilidade dos softwares BIM utilizando arquivos IFC. Realizar Engenharia, Londrina PR, p. 24 - 26, 2017.

EASTMAN, Charles M. et al. BIM Handbook: A guide to building information modeling for owners, managers, designers, engineers, and contractors. 2. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011. 648 p.

SANTOS, Eduardo Toledo. BIM-Building Information Modeling: um salto para a modernidade na Tecnologia da Informação aplicada à Construção Civil. In: PRATINI, E. F.; SILVA JÚNIOR, E. E. A. (Org.) Criação, representação e visualização digitais: tecnologias digitais de criação, representação e visualização no processo de projeto. Brasília: Faculdade de Tecnologia da UNB, 2012. p. 25-61.

SCHEER, Sérgio et al. Impactos do uso do sistema CAD geométrico e do uso do sistema CAD-BIM no processo de projeto em escritórios de arquitetura. In: VII Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projetos na Construção de Edifícios. Anais [...]. Curitiba: UFPR. 2007.

SILVA, Marize Santos Teixeira Carvalho. Planejamento e controle de obras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

TELES, Dário Júnior Xavier Teles; ROCHA, José Nelson Vieira. Utilização do BIM no desenvolvimento e integração de projetos: estudo de caso de um residencial multifamiliar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto Tecnológico de Caratinga, Caratinga, 2013.

Downloads

Publicado

27.09.2021

Edição

Seção

Artigos Especiais