PROFESSOR BRAILLE: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE AUXILIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL AO APRENDIZADO DO BRAILE
Resumo
Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma ferramenta prototípica que auxilia PDV‟s (Pessoas com Deficiência Visual) no aprendizado do código braile, utilizando conceitos computacionais, robóticos, mecânicos, matemáticos, eletrônicos, design e formas de comunicação. O projeto recebeu o nome de Professor Braille e para tanto foram buscadas formas de desenvolver uma ferramenta que seja capaz de ensinar caracteres do código braile mais utilizados pelo usuário, possibilitando que em um menor espaço de tempo este indivíduo alcance um nível de alfabetização com capacidade de identificar os caracteres apresentados, sendo estes letras do alfabeto, números de 0 a 9 e alguns símbolos mais utilizados na escrita. Todas as técnicas foram baseadas em padrões nacionais e internacionais de utilização do código braile, e por meio de um firmware embarcado em um microcontrolador ESP8266, trabalhando em conjunto com um sistema eletromagnético, mecânico e componentes responsáveis pelo controle do circuito responsável, com isto foi possível a construção de uma célula braile. O Professor Braille envia e recebe comandos por meio de comunicação de rede Wi-Fi para um SmartPhone com sistema Android do usuário, e por meio de um aplicativo desenvolvido com a utilização da ferramenta App Inventor, é possível a interação entre dispositivo e usuário, permitindo a realização de perguntas e respostas, que serão armazenados os resultados de erros ou acertos no banco de dados Firebase.Referências
BATALHA, I. S., Estudo da Tecnologia IEEE 802.11ac Para o Desenvolvimento de Modelos Empírico e Cross-layer, UFPA, Belém-Pará, 2016.
BISHT, S; GOLUGURI, S. R; MAHESHWARI, R; KUMAR, A; SATHYA, P. Refreshable Braille Display using Raspberry Pi and Arduino, International Journal of Current Engineering and Tecnology, INPRESSCO, 2016.
BRUNO, M. M. G., Deficiência Visual: reflexão sobre a prática pedagógica, São Paulo: Laramara; Ed. Z Design, 1997.
CARVALHO, V. F.; SILVA, F.C; OLIVEIRA, K. B.; SILVA, M. B.; BUOSI, R. B; SIMÕES, V. A. P. Tecnologias assistivas aplicadas a deficiência visual: recursos presentes no cotidiano escolar e na vida diária e prática. EDUCERE – Revista da Educação, Umuarama, v. 16, n. 1, p. 61-74, jan./jun. 2016.
COMER, D. E. Redes de Computadores e Internet, 4ª Ed. São Paulo: Bookman, 2007.
DAVIDSON, M. Louis Braille. The Boy Who Invented Books for the Blind, Editora Scholastic Book, 1971.
LECHETA, R R. Google Android-3ª Edição: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. Novatec Editora, 2013.
MARQUES, J. Dispositivo para acessibilidade no contexto de Internet of Things, FEMA, Assis, SP, 2018.
NEWMAN, S. E; KINDSVATER, M. B. Braille Learning: Effects of Symbol Size, Bulletin of the Psychonomic Society, North Carolina, 1985.
OYAMA, Y; TAJIMA T; KOGA H. Character Recognition of Mixed Convex-Concave Braille Points and Legibility of Deteriorated Braille Points. Japan, 1997.
SANTOS, L. P; PEQUENO, R. Novas Tecnologias e pessoas com deficiências: a informática na construção da sociedade inclusiva? - EDUEPB, 2011.
SANTOS, V. E. UnBraille: Dispositivo Computacional de Baixo Custo para Apoio na Alfabetização em Braille de Pessoas com Deficiência Visual. UnB, Brasília, 2017.
SILVEIRA, P. R; SANTOS, W. E. Automação e controle discreto, 8ª edição, Ed. Érica, São Paulo, 1998.
SITE, BRAILLE BRICKS, Fundação Dorina e LEGO Foundation lançam LEGO Braille Bricks para crianças cegas. Disponível em: <http://braillebricks.com.br/>. Acessado em: 01/09/2020.
SITE, ESPRESSIF, Fabricante ESP 8266, Disponível em: <https://www.espressif.com/en/products/socs/esp8266>. Acessado em: 15/03/2020.
SITE, FIREBASE, Documentação. Disponível em <https://firebase.google.com/docs?hl=pt-br>. Acessado em 28/10/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.