PROFESSOR BRAILLE: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE AUXILIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL AO APRENDIZADO DO BRAILE

Autores

  • Oséias Silva Chagas Magalhães Engenheiro de Computação, UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR
  • Zito Palhano da Fonseca Orientador

Resumo

Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma ferramenta prototípica que auxilia PDV‟s (Pessoas com Deficiência Visual) no aprendizado do código braile, utilizando conceitos computacionais, robóticos, mecânicos, matemáticos, eletrônicos, design e formas de comunicação. O projeto recebeu o nome de Professor Braille e para tanto foram buscadas formas de desenvolver uma ferramenta que seja capaz de ensinar caracteres do código braile mais utilizados pelo usuário, possibilitando que em um menor espaço de tempo este indivíduo alcance um nível de alfabetização com capacidade de identificar os caracteres apresentados, sendo estes letras do alfabeto, números de 0 a 9 e alguns símbolos mais utilizados na escrita. Todas as técnicas foram baseadas em padrões nacionais e internacionais de utilização do código braile, e por meio de um firmware embarcado em um microcontrolador ESP8266, trabalhando em conjunto com um sistema eletromagnético, mecânico e componentes responsáveis pelo controle do circuito responsável, com isto foi possível a construção de uma célula braile. O Professor Braille envia e recebe comandos por meio de comunicação de rede Wi-Fi para um SmartPhone com sistema Android do usuário, e por meio de um aplicativo desenvolvido com a utilização da ferramenta App Inventor, é possível a interação entre dispositivo e usuário, permitindo a realização de perguntas e respostas, que serão armazenados os resultados de erros ou acertos no banco de dados Firebase.

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Publicado

27.09.2021

Edição

Seção

Artigos Especiais