CAPTAÇÃO E PROCESSAMENTO DE SINAIS MIOELÉTRICOS PARA APLICAÇÃO EM PRÓTESES DE MEMBRO SUPERIOR

Autores

  • Dirceu Gabriel Prestes Saenz Saenz
  • Matheus teodoro da Silva Filho

Resumo

Este trabalho aborda um estudo sobre os sinais mioelétricos e a implementação de métodos eficazes de captação e processamento. O circuito projetado é capaz de captar os sinais mioelétricos com a utilização de eletrodos não invasivos, aplicando conhecimentos de amplificação e filtragem. O sinal mioelétrico foi simulado, sendo convertido e analisados por meio de software. Ao final, observou-se que o projeto requer adaptações no estágio de filtragem e programação do microcontrolador, mas apresentou baixo custo para implementação em próteses de membro superior.

Referências

ANDRADE, N. A., 2007. Desenvolvimento de um sistema de aquisição e processamento de sinais eletromiográficos de superfície para a utilização no controle de próteses ativas. Brasília(DF): Universidade de Brasília.

BARROS, K. R., 2005. Metodologia para classificação de sinais EMG para controle de próteses com baixo esforço computacional. Uberlândia(MG): Universidade Federal de Uberlândia.

BECHELI, M. H., 2017. Módulo de Eletromiografia. Londrina(PR): Universidade Estadual de Londrina.

BEVENGNÚ, T. & SOUZA, J. P., 2015. Ferramenta para aquisição e análise de sinais mioelétricos, Zilina: IX International Conference on Engineering and Computer Education.

BRAGA, N. C., s.d. Instituto Newton C Braga. [Online]

Available at: https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/saude-e-meio-ambiente/16377-os-sinais-eletricos-do-corpo-humano-parte-1-ma125

[Acesso em 11 Setembro 2020].

CAPUANO, F. G. & MARINO, M. A. M., 2005. Laboratório de Eletricidade e Eletrônica - Teoria e Prática. 23ª ed. São Paulo: Editora Érica.

DE SOUZA, V. R., SOUZA, M. A. d. S. & ROMERO, J. F. A., 2006. Circuito de condicionamento de sinais eletromiográficos. Anais do 12º Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA, 16 a 19 Outubro, p. 7.

DIAS, F. V., 1999. Análise de circuitos eléctricos. [Online]

Available at: http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_12/filtelec.htm

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP, 2005. Breve histórico sobre Eletromiografia. [Online]

Available at: https://www.forp.usp.br/restauradora/oclusao/lapese/Html/Eletromiografia.htm

[Acesso em 15 Setembro 2020].

FAVIEIRO, G. W., 2009. Controle de uma prótese experimental do segmento mão-braço por sinais mioelétricos e redes neurais artificiais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

GOZZI, G. G. M., 2014. Apostila de eletrônica analógica. São Bernardo do Campo(SP): Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

LIMOLI, C. S., 2017. Protótipo de um eletromiógrafo sem fio de baixo custo. São Carlos: Universidade de São Paulo.

MACHADO, N. A. et al., 2010. Eletromiografia aplicada às desordens temporomandibulares. Revista Odontrol Bras Central, pp. 280-284.

MARCHETTI, P. H. & DUARTE, M., 2006. Eletromiografia: uma breve revisão sobre procedimentos de aquisição do sinal. São Paulo(SP): Universidade Federal do ABC.

MOLETA, P., 2007. Estudo da captação de sinais mioelétricos em instrumentação biomédica. Anais do Primeiro Seminário de Produção Científica Docente e Discente das Faculdades Anhanguera, pp. 79-89.

NAHVI, M. & EDMINISTER, J., 2005. Teoria e problemas de Circuitos Elétricos. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman.

SCHERZ, P., 2000. Practical Electronics for Inventors. Nova Iorque - EUA: McGraw-Hill Companies.

SEDRA, A. S. & SMITH, C. K., 2007. Microeletrônica. 5ª ed. São Paulo: Pearson Estudantes.

Downloads

Publicado

27.09.2021

Edição

Seção

Artigos Especiais