SIMULAÇÃO DE EVACUAÇÃO DE PEDESTRES PARA SITUAÇÕES DE INCÊNDIO EM UMA UNIVERSIDADE
Resumo
Espaços com grande concentração de pessoas, como em um campus universitário, devem oferecer recursos que permitam controlar uma situação de incêndio e evacuar a comunidade com segurança. Nesse cenário, é essencial que se planeje uma evacuação que contemple as limitações do local e considere o alto tráfego de pessoas, a fim de evitar acidentes e a lentidão do processo de esvaziamento emergencial. Para isso, é comum que se utilize a simulação computacional. Este trabalho possui o objetivo de simular a evacuação de pedestres em situações de incêndio em uma universidade. A ferramenta utilizada para simulação é o software PTV Viswalk, destinado ao estudo da dinâmica de pedestres. A partir dos resultados obtidos, foi possível determinar o ponto de gargalo do sistema e evidenciar a importância do treinamento da comunidade universitária para uma evacuação eficiente.Referências
BRASIL. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Portaria nº 108, de 12 de julho de 2019. Institui o Modelo Nacional de Regulamento de Segurança Contra Incêndios e Emergências. Diário Oficial da União nº 140 – Ministério da Justiça e Segurança Pública. Brasília, DF, Brasil, de 23 jul. 2019. Disponível em: <http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-108-de-12-de-julho-de-2019-201842597>. Acesso em: 05 jul. 2020.
FARAHANI, R.; REZAPOUR, S. Logistics operations and management: concepts and models. Elsevier, 2011.
MOSER, I. R.; SOUZA, J. C.; KUWER, P. Análise da movimentação de pedestres através de simulação computacional. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA OPERACIONAL E LOGÍSTICA DA MARINHA, 19, 2019, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Centro de Análises de Sistemas Navais, 2019.
SOUZA, J. C; KUWER, P. Avaliação das condições para esvaziamento emergencial de espaços que reúnem grande público: estudo de caso no parque Vila Germânica, Blumenau/SC. In: XXXIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte da ANPET. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.