ANÁLISE DO USO DA PLATAFORMA BIM PARA COMPATIBILIZAÇÃO DO PROJETO DE UMA RESIDÊNCIA

Autores

  • YAN VINICIUS DIAS DULNIK centro universitário fundação Assis Gurgacz
  • Ligia Eleodora Francovig Rachid centro universitário fundação Assis Gurgacz

Resumo

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling (BIM) tem mostrado a sua importância no mercado da arquitetura, engenharia e construção. Dentro de seus diversos usos, essa tecnologia é um eficiente método para a etapa de planejamento e desenvolvimento de projetos, sendo uma ótima alternativa à análise da compatibilização entre as disciplinas etapas que compõem uma edificação. Diante desse contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar as vantagens do uso de BIM para a compatibilização de projetos, por meio de um estudo de caso de uma edificação residencial. Com os dados, relatório e resultados obtidos com o uso desta tecnologia na compatibilização do projeto e evidenciar suas vantagens de uso, foram encontradas 15 (quinze) incompatibilidades, das quais a maioria delas, oito, foram conflitos entre a estrutura e as instalações sanitárias e outras três que afetavam diretamente o projeto arquitetônico. Estas interferências foram classificadas e foram apresentadas soluções usando como alusão métodos construtivos amparados em referências literárias e normas vigentes regradas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Considerando as incompatibilidades encontradas, concluiu-se que o método permite uma maior assertividade em relação à compatibilização, por se tratar de um processo automatizado, o que pode reduzir os desperdícios de materiais, tempo da equipe e melhorar a qualidade dos projetos.

Referências

REFERÊNCIAS

AZEREDO, H.A. O edifício e seu acabamento - Editora Blucher São Paulo, 2006.

COELHO, K. M. A Implementação e o Uso da Modelagem da Informação da Construção em Empresas de Projeto de Arquitetura – Dissertação de Mestrado. São Paulo. 2017.

COSTA, T.; DIAS, E.; SILVA, J.; GIESTA, J.; LIRA, F. Modelagem Bim 4d: Potencialidades e Vantagens sobre o Planejamento de Obras Tradicional - XII CONGIC - Congresso de Iniciação Científica do IFRN – Natal - RN. 2017.

DELESDERRIER, A. B. Estudo de Falhas em Obras de Edificações Oriundas da Falta de Compatibilidade entre Projeto - Projeto de Graduação – Rio de Janeiro, 2015.

DURANTE, F. K. O uso da metodologia BIM (Building Information Modeling) para gerenciamento de projetos - Monografia apresentada ao curso de Graduação em Engenharia Civil UEL - Londrina. PR, 2013.

EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P; SACKS, R; LISTON, K. Manual de BIM: Um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. – Editora Bookman – São Paulo, 2014.

ERNSTROM, B. Contractor’s guide to BIM. Associated General Contractors of America, Arlington, VA, 2006.

FRANCISCO, A.; MELHADO, S. B. Proposta Para Implantação da Modelagem da Informação da Construção na Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo - Monografia apresentada à Escola Politécnica da USP – São Paulo, 2018.

GENERAL SERVICE ADMINISTRARIO - GSA. BIM Guide Series 01 - The National 3D-4D-BIM Program Office of the Chief Architect Public Buildings Service. Washington, 2007.

GRAZIANO, F. P. Compatibilização de Projetos. Dissertação (Mestrado Profissionalizante), Instituto de Pesquisa Tecnológica – IPT, São Paulo, 2003

SALOMÃO, P. E. A.; COSTA, N. C.; GOUVÊA, D. L.; OLIVEIRA, A. N. S. de; SILVA, A. J. M. Modeling and compatibilization of projects of a residence My House My Life in BIM platform software. Research, Society and Development, Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1230. Acesso em: 21 sep. 2021.

KAUFMANN B. Verificação de Vigas de Concreto Armado com Aberturas na Alma. Monografia apresentada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) - Lajeado, RS, 2016

LEUSIN, S. Gerenciamento e Coordenação De Projetos Bim. Editora GEN LTC, Rio de Janeiro. 2020.

LINHARES, K.; MELHADO, S. B. Estudo de Caso sobre Implantação de BIM em uma Empresa de Projeto de Arquitetura Monografia apresentada à Escola Politécnica da USP, São Paulo. 2018.

LÉVY, P. Cibercultura. 3 Edição. Editora 34 São Paulo, 2010.

PILA, A, VIOLIN; R. Estudo da Viabilidade de Implantação da Plataforma Bim: Compatibilização de Projetos de Unidade Básica de Saúde em Borrazópolis-PR. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 11, Vol. 06, pp. 115-135. Novembro de 2019.

MANSUR, M. A.; TAN, Kiang H. Beams Concrete with Openings: Analysis and Design. Estados Unidos: CRC Press LLC, 1999.

MATTOS, A. D. Planejamento e controle de obras. Editora Pini - São Paulo-SP, 2010.

MELHADO, S. B. (coord.) Coordenação de projetos de edificações. Editora: O Nome da Rosa, São Paulo, 2005.

MELHADO, S. B. Qualidade do projeto na construção de edifícios. 1994. 310 p. Tese

(Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

NASCIMENTO, R. E. Patologia das Construções devido ao Tempo de Uso Ênfase em Instalações - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Curso de Especialização em Patologia das Construções. Curitiba - PR. 2012.

PEREIRA, L. M.; SAFFARO, F. A.; HIROTA, E. H.; SAITO, C. Estudo exploratório comparativo da eficácia entre protótipos físico, analítico 2D e 3D na identificação de inconsistências de projetos Gestão e Tecnologia de Projetos. Revista Gestão e Tecnologia de Projetos v. 10, n. 1, p. 29-47, São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, D. Levantamento de causas de patologias na construção civil. Projeto de Graduação apresentado ao curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica, UFRJ - Rio de Janeiro, 2013

SILVA, T.F.; COELHO, K.M.; MELHADO, S. Projetos industriais – barreiras para a implementação da Modelagem da Informação da Construção. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 7., Recife, 2015.

SOUZA, F. R.; WYSE, M.; MELHADO, S. B. As responsabilidades do coordenador de projetos no processo de Modelagem da Informação da Construção. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3.; ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas, 2013.

SUCCAR, B. Building Information Modelling Framework: A Research and Delivery

Foundation for Industry Stakeholders. in Automation Construction Journal, Australia, 2009.

VANNI, C. M. K., GOMES, A. M., ANDERY, P.R.P. Metodologia análise de falhas aplicada à compatibilização de projetos de obras prediais. Congresso Latino Americano de Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios. São Paulo: EPUSP, nov. 1998.

Downloads

Publicado

13.04.2023

Edição

Seção

Artigos Científicos